A Yamaha apresentou nos Estados Unidos sua nova cruiser de longo alcance, Star Venture. Com o modelo, a marca dos diapasões pretende entrar de cabeça no segmento touring e enfrentar as emblemáticas Harley-Davidson Ultra Limited e Honda GL1800 Gold Wing.
A suspeita de que os japoneses iriam lançar algo nesse sentido existiam desde meados do mês passado, quando alguns teasers indicavam a chegada de um modelo estradeiro. E, confirmando as suspeitas iniciais, a motocicleta foi apresentada na feira “Americade”, a maior de motos custom do leste do país.
Classificada pela própria Yamaha como uma “Transcontinental Touring”, a Star Venture possui um motor V-Twin de 1854cc, com quatro válvulas por cilindro. É derivado da antiga XV1900, mas completamente modernizado, com nova entrada de ar, escapamento e central eletrônica. A potência não foi informada, apenas o torque: massivos 17,42 kgf.m, totalmente disponíveis a apenas 2.750 rotações. O câmbio tem seis marchas (sexta overdrive).
Em um dos processos de modernização do motor, a Yamaha instalou balancins internos para diminuir as vibrações e uma nova lubrificação de cárter a seco, tornado a embreagem mais leve. Esse propulsor está aparafusado a um quadro tubular de aço, com sub-quadro de liga para centralização das massas. As bengalas dianteiras tem 46 mm com 5,1 polegadas de curso enquanto o amortecedor traseiro possui 4,3 polegadas com ajuste de pré-carga remota.
Piloto e passageiros tratados como reis
Como dissemos, a origem do motor é do século 20, mas a eletrônica embarcada – que é o que realmente importa nesse segmento – é moderníssima. Graças à nova centralina eletrônica, a Star Venture possui uma infinidade de recursos eletrônicos, começando com Ride-By-Wide, modos de pilotagem, e cruise control.
A chave é do tipo Smart Key e controla a abertura de baú e alforjes, assim como o bocal do tanque de combustível. Ela também possui um recurso de localização em estacionamentos e arma o alarme de segurança.
Os bancos são de tamanho generoso e estão equipados de série com possibilidade de aquecimento na dianteira e na traseira. Além disso, o encosto do piloto é ajustável em três posições, assim como os manetes do guidão.As pedaleiras/plataformas são abundantemente longas, com as do passageiro podendo ser ajustadas em duas posições de altura.
Mais ajustes podem ser feitos através do para-brisa regulável em altura eletricamente, e das carenagens laterais. O sistema de infotainment é feito pela marca Harmon Kardon e possui uma tela touchscreen sensível ao toque, além de controles no guidão e comandos de voz. As conexões podem ser feitas através de entrada USB, Bluetooh. São quatro auto-falantes além de um fone de ouvido. A iluminação é inteirament de LED.
Manobrista de série
Como em toda custom/cruiser, o assento é bem baixo, a apenas 69.5 cm do solo possibilitando que até os mais baixinhos possam ter uma Star Venture. Aliás, a Yamaha fez hora extra para esses potenciais compradores, pois também instalou um motor elétrico para ajudar nas manobras em locais apertados, o grande pesadelo dessas motocicletas. O peso, por exemplo é de fartos 437 kg.
A Star Venture será oferecida, a partir de agosto, em duas cores: cinza (Granite Grey) ou vermelha (Raspberry Metallic) e o preço anunciado para o mercado norte-americano foi de $ 24.999 dólares (R$ 82 mil reais, sem importação e impostos). O modelo deve continuar a ser apresentado ao longo do ano em outras feiras importantes, como Star Days, Sturgis, AIMExpo e Biketoberfest.