A Yamaha divulgou hoje (12) as primeiras imagens do seu novo scooter elétrico EC-05. O modelo, que tem como característica a utilização de baterias intercambiáveis foi produzido em parceria com a empresa taiwanesa Gogoro.
Fundada em 2011, Gogoro vende scooters elétricos com baterias que podem não apenas serem recarregadas, mas também substituídas em estações de energia e a empresa possui cerca de mil delas em Taiwan. O principal produto é o “Smartscooter”, que funciona com um motor síncrono de refrigeração líquida.
A parceria com a Yamaha foi estabelecida em setembro do ano passado e o EC-05 é o primeiro fruto dessa colaboração, baseado na Série 2 da Gogoro. As especificações completas, no entanto, ainda não foram anunciadas.
Mas se olharmos a ficha técnica do Gororo 2, o Yamaha EC-05 se equivale a uma 125cc, capaz de atingir uma velocidade máxima de 90 km/h e uma autonomia de até 150 quilômetros. A bordo estão duas baterias Panasonic: uma fixa (que pode ser recarregada em casa, por exemplo) e outra substituível.
A distribuição do Yamaha EC-05 deve começar em agosto em Taiwan. A sua chegada ao ocidente ainda não está garantida, mas não há dúvidas de que a marca dos diapasões pretende expandir sua comercialização a outros mercados. Além disso, alguns modelos Gogoro já podem ser encontrados em estações de compartilhamento no Velho Continente.
Esse, no entanto, não é o primeiro scooter elétrico desenvolvido pela Yamaha. Em dezembro de 2014, eles apresentaram o “E-Vino”, modelo de aparência retrô movido por um motor eletrificado com uma bateria de lítio de 50V. O produto foi vendido primariamente em Taiwan e também foi exportado ao Japão.