A Yamaha anunciou o lançamento de uma YZF-R1 edição limitada, réplica da moto que Toprak Razgatlıoğlu utilizou para vencer o Mundial de Superbike (WorldSBK) esse ano. Apenas 21 unidades serão montadas.
Cada moto será construída na sede da Crescent Racing, equipe britânica de competição do Mundial de Superbike que conta com apoio oficial da Genuine Yamaha Technology Racing (GYTR), utilizando a experiência e as habilidades acumuladas nos últimos seis anos com o projeto que eles tem no campeonato.
Graças à um escapamento de titânio Akrapovic, específico do WorldSBK, diversas partes em fibra de carbono e rodas Marchesini forjadas, o peso da motocicleta caiu para meros 175 quilos já completamente abastecida, com combustível e fluídos, uma redução impressionante de 26 kg.
A potência, por outro lado, cresceu para 205 cv na roda (cerca de 20 cv a mais que o modelo padrão) graças ao novo escapamento e à introdução de uma nova centralina eletrônica de competição desenvolvida pela GYTR. A R1 ainda conta com suspensões Öhlins e pinças de freio dianteiras Brembo Stylema. É uma verdadeira SBK.
A motocicleta também possui uma plaqueta exclusiva, que comprova a sua edição limitada, o número do chassi e tem a assinatura do técnico que montou a unidade. O feliz proprietário ainda leva para casa uma capa protetora e um certificado de autenticidade assinado pelo próprio Toprak Razgatlıoğlu.
Quem fizer a compra ganha ainda um macacão utilizado e autografado por Razgatlıoğlu na temporada 2021 e um passe de hospitalidade para participar de qualquer etapa do Mundial de Superbike em 2022 na área VIP da Yamaha, com acesso aos boxes da equipe.
E não termina aí. O proprietário ainda terá a oportunidade de ter um dia de treinamento individual, onde a equipe estará disposta a acertar a sua moto em um circuito e com as dicas dos pilotos James Hillier (da Crescent Racing) ou Niall McKenzie, lendário piloto das 500cc nos anos 1980.