A Yamaha apresentou ontem (5) o modelo 2023 da YZF-R1 GYTR, a mais preparada para as pistas de corrida que você pode comprar. O modelo, de uso exclusivo em autódromos, vem com uma série de melhorias especiais.
Agora, quem não está satisfeito com uma Yamaha R1m, pode partir para a “R1 GYTR” sigla para “Genuine Yamaha Technology Racing” com partes diretamente desenvolvidas pela equipe oficial da marca no WorldSBK, que deu o título a Toprak Razgatlioglu no ano passado.
Embora as peças GYTR estejam disponíveis como acessórios há vários anos, esta é a primeira vez que a R1 é oferecida como um pacote pronto para corrida, sem qualquer guarnição de estrada indesejada para ficar acumulando poeira em sua garagem, como espelhos ou suporte de placa.
A R1 GYTR de especificação básica vem com 25 peças adicionais que alinham a moto com as regras do FIM Superstock 1000. Esses extras incluem uma nova ECU, chicote elétrico, aerokip, carenagem branca (para você adicionar sua própria pintura), pastilhas Brembo Z04, pneus Bridgestone R11 e outros.
Opcionalmente está disponível um escapamento Akrapovič com um tubo intermediário desenvolvido em conjunto com a Yamaha, para produzir uma fração a mais de potência e retira 5 kg. Outros componentes, como suspensão Öhlins, pinças traseiras suspensas e cilindro mestre Brembo podem ser adicionados.
A Yamaha oferece ainda a GYTR Pro, que possui um braço oscilante diferente, rodas Marchesini, subquadro em fibra de carbono, novo painel, mesa de CNC para abrigar os novos garfos Öhlins FGR400, carenagem de carbono e tanque de combustível com um centro de gravidade mais baixo.
Ambas as motos foram desenvolvidas pelo atual piloto de testes da Yamaha no WorldSBK e corredor do Mundial de Endurance, Niccolo Canepa. Os modelos Pro serão produzidos em número limitado. O preço fica de seis a sete mil euros a mais que uma R1m padrão.