A Yamaha apresentou hoje (26) uma decoração comemorativa para disputar o GP da Holanda de MotoGP nesse final de semana. A divisão de motocicletas da marca dos diapasões está completando 70 anos.
Inspirado na YZF-R7 de 1999, o design nas cores branca, vermelha e preta remete às cores utilizadas pela Yamaha nas pistas nas décadas de 1970 a 1990. Os trajes dos pilotos também foram inspirados no de Noriyuki Haga, quando correu com a R7 no WorldSBK.
“Hoje pudemos mostrar a pintura com a qual corremos neste domingo para celebrar o 70º aniversário da Yamaha. O esquema de cores especial é bacana e acho que tornará este fim de semana de Grande Prêmio ainda mais memorável. Adiciona um toque extra de emoção“, disse Fabio Quartararo.
“Este GP é uma ocasião especial para a Yamaha, e ter uma pintura nova é sempre bom! Nos esforçamos ao máximo novamente, combinando o macacão, botas, luvas e capacete com a pintura, e eu realmente gostei do visual geral! Espero que os fãs também gostem“, disse Alex Rins.
“Este design comemorativo do 70ª aniversário é inspirado na YZF-R7 de 1999 – uma máquina que cativou a imaginação dos fãs no mundo todo. Esta pintura comemorativa não só homenageia um momento notável no legado da Yamaha, como também oferece aos fãs algo verdadeiramente especial para aguardar neste domingo em Assen“, disse o diretor da equipe, Paolo Pavesio.
A fundação da Yamaha Motor Company remete a 1ª de julho de 1955, data sempre próxima do Grande Prêmio da Holanda, por isso eles quase sempre trazem pinturas especiais para essa etapa. O mesmo aconteceu em 2015 e 2005.
Ao longo dessas sete décadas, a Yamaha celebrou inúmeras conquistas em todos os níveis do motociclismo. Só no Campeonato Mundial, a Yamaha conquistou 39 títulos de piloto, 37 títulos de construtores e 7 títulos de equipe.
Mas o atual momento da Yamaha é mais de reconstrução do que de celebração. Sem títulos desde 2021 e sem vitórias desde 2022, a equipe de fábrica vem trabalhando duro para voltar ao primeiro pelotão. Esse ano, Quartararo conseguiu duas poles – na França e na Inglaterra, perdendo a vitória nessa última apenas devido a uma falha mecânica.