Conforme o prometido, a Yamaha revelou hoje (13) as primeiras imagens oficiais da YZF-R6 modelo 2017. A superbike média da marca dos diapasões foi inteiramente revista em sua nova geração e está pronta para retomar a liderança da categoria.
A R6 manteve a mesma base, ou seja, o motor DOHC de quatro cilindros em linha e 599 cm³, mas com profundas modificações em seu interior, como novas válvulas em titânio, tanto para compressão quanto exaustão. O diâmetro e curso são de 67mm x 42.5mm, enquanto que a taxa de compressão é 13.1:1. Potência e torque, no entanto, não foram revelados.
É na eletrônica, contudo, que a a nova R6 mais se diferencia das antecessoras. Por exemplo, a motocicleta agora possui uma sofisticada centralina que capacitou a motocicleta para operar com seis níveis de controle de tração (TCS), que pode ser desligado. Também possui quickshifter bilateral (para trocas de marcha rápidas, para cima e para baixo), assim como vários modos de pilotagem e de ABS, exatamente conforme manda o figurino dos tempos modernos.
As carenagens também foram inteiramente redesenhadas e o parâmetro, é claro, foi sua irmã maior, a YZF-R1, lançada em 2014. Agora, a R6 possui o mesmo estilo nos faróis, no escapamento (em titânio) e na rabeta, de duas camadas. A aerodinâmica foi 8% otimizada e, segundo a marca, é a melhor já feita para a R6.
Graças à um novo assento, a posição de pilotagem (850 mm) ficou mais elevada e agressiva. Os piscas são integrados ao espelho para não causarem arrasto aerodinâmico. A iluminação é totalmente em LEDs. O painel manteve o esquema misto (conta-giros analógico e informações digitais) mas é diferente em relação ao anterior.
Na ciclística, a Yamaha desenvolveu um novo subchassi de magnésio (como o da R1) 20mm mais estreito, enquanto o quadro, o braço oscilante e o tanque de combustível (de 17 litros, inteiramente novo) são todos de alumínio. Com isso, o peso total (com óleo e combustível inclusos) ficou em apenas 190 quilos, 1,2 kg a mais do que a versão atual.
A Yamaha equipou a nova R6 com dois potentes discos de freio dianteiros de 320 milímetros, com pinças de alumínio de quatro pistões radiais, “um dos mais avançados sistemas instalados em qualquer moto de produção da Yamaha”, diz a empresa. Atrás, disco simples de 220mm, de dois pistões.
Os garfos invertidos da marca KYB são totalmente ajustáveis e passaram de 41 para 43 milímetros de diâmetro com 120mm de curso. As medidas dos pneus não mudaram, permanecendo em 120/70/17 na dianteira e 180/55/17 na traseira. A moto já está em conformidade com as normas antipoluição da Europa (Euro4) e dos Estados Unidos (EU4), onde está sendo mostrada, na AIMExpo da Flórida.
Yamaha YZF-R6 – Especificações Técnicas
Motor
Tipo: 599 cm³, DOHC, 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas
Diâmetro x curso: 67,0 × 42,5 milímetros
Taxa de compressão: 13,1: 1
Refrigeração: Líquida
Ignição: eletrônica
Potência máxima: N/A
Torque máximo: N/A
Chassi
Estrutura: Dupla trave de Alumínio (Deltabox)
Suspensão dianteira: garfos telescópicos de 43 milímetros reguláveis com 120 mm de curso
Suspensão traseira: Monoamortecedor do tipo Pro-link regulável com 120 mm de curso
Freio dianteiro: Discos de 320 mm com quatro pistões radiais de aluminio (ABS de série)
Freio traseiro: Disco único hidráulico de 220 mm e pinça de dois pistões (ABS de série)
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17M (58W) sem câmara
Pneu traseiro: 180/55 ZR17M (73W) sem câmara
Dimensões
Comprimento total: 2.040 mm
Largura: 695 mm
Altura total: 1.150 mm
Altura do assento: 850 milímetros
Distância entre eixos: 1.375 mm
Min. distância ao solo: 130 mm
Peso total (incluindo óleo e gasolina): 190 kg
capacidade de combustível: 17 litros
Capacidade de óleo: 3,40 litros
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