Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Yamaha apresenta nova Tracer 900 para 2021

Lucas Carioli 17 de novembro de 2020


A Yamaha está apresentando hoje (17) uma Tracer 900 completamente atualizada para 2021. Assim como já havia acontecido com a MT-09, a motocicleta estradeira ficou mais leve, potente, confortável e moderna.

A Tracer 900 está mais leve, potente e com maior capacidade de carga. (Fotos: Yamaha)

A capacidade volumétrica do motor foi aumentada de 847 cm³ para 890 cm³, mas graças à novos pistões, bielas e eixos de comando o peso foi reduzido em 1,7 kg. A potência máxima aumentou para 117 cv a 10.000 rpm, enquanto o torque de 9,4 kgf.m é atingido aos 7.000 giros, ou seja, 1.500 rpm mais cedo.

Ao mesmo tempo em que está mais potente, a Tracer 900 está mais econômica. Graças a novos bicos injetores fixados nas laterais das válvulas do acelerador, a eficiência na queima do combustível foi aumentada em 9%, o que aumentou a autonomia da motocicleta para cerca de 350 km com um tanque de 18 litros.

Assim como a MT-09, a Tracer 900 (que passa a se chamar oficialmente Tracer 9) recebeu um quadro de alumínio próprio totalmente novo, que inclinou o motor mais verticalmente e dá uma melhor sensação na dianteira, de acordo com a Yamaha. O braço oscilante é 60 mm mais longo, mas o ponto de articulação mudou, então a distância entre eixos geral permanece a mesma, 1.500 mm.


O design é inspirado na Yamaha R1.

O subchassi também é outro, mais leve e resistente e projetado para três peças de bagagem, o que possibilitou aumentar a carga em 7%, de 176 kg para 193 kg. Outra coisa que ficou mais leve: as rodas de dez raios relatam uma economia de 700 gramas. No geral, a Yamaha Tracer 900 acusa 212 kg na balança, ao invés de 214 kg.

Na ciclística, os garfos invertidos de 41 mm são totalmente ajustáveis e 30 milímetros mais curtos. O amortecedor traseiro, que também é regulável, está com uma nova posição de montagem e tem 122 mm de curso. A transmissão foi ligeiramente aumentada da primeira e segunda marchas. Os discos dianteiros tem 298mm de diâmetro e o traseiro 245mm. Os pneus são Bridgestone Battlax T32.

Com a introdução de uma nova IMU de seis eixos, a mesma da YZF-R1, uma série de guloseimas eletrônicas foi adicionada, como controle de deslizamento, controle de freio e controle de empinada (antiwheelie), que podem ser até um pouco supérfluos para o interessado na Tracer 900. Mais interessante é o controle de cruzeiro, ABS em curvas, os 4 modos de pilotagem e a iluminação completa de LED.


O painel digital de TFT é inteiramente novo.

Tudo é visualizado e controlado em um painel digital TFT de 3 polegadas, de design parecido com o anterior, de LCD. Na versão básica, a altura do assento é de 835 milímetros (anteriormente 850 mm) e pode ser ajustado em duas posições. As pedaleiras podem ser movidas 15 mm para cima ou para baixo e o guidão, 9 mm para a frente e 4 mm para cima. O para-brisa, que está maior, pode ser ajustado em dez posições.

Se isso tudo não for suficiente para você, a Yamaha disponibiliza também a Tracer 900 GT, que ficou ainda mais sofisticada para 2021. Com ela você ainda leva para casa manoplas com aquecimento, luzes que acompanham o movimento do guidão nas curvas, quickshifter e conjunto de malas, além de uma suspensão semi-ativa desenvolvida em conjunto com a Kayaba.

Disponível nas concessionárias europeias a partir de março do próximo ano, a Tracer 900 básica será oferecida em duas cores: vermelho (Redline) e verde com cinza (Tech Kamo) por cerca de 11.500 euros. Já a versão GT conta com uma opção de cor exclusiva, semelhante à Yamaha R1m, e deve custar por volta dos € 14.000.

Yamaha Tracer 900 e 900 GT 2021 – Ficha técnica
Motor
Tipo 3 cilindros, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas
Deslocamento 889 cm³
Refrigeração Líquida
Diâmetro x curso 78×62,1 mm
Taxa de compressão 11,5: 1
Potência máxima 117 cv a 10.000 rpm
Torque máximo 9,4 kgf.m a 7.000 rpm
Alimentação Injeção eletrônica
Ignição TCI
Embreagem Úmida, multidisco, com operação anti-salto
Câmbio 6 marchas com quickshifter
Transmissão final Corrente
Ciclística
Chassis Diamond de alumínio
Suspensão dianteira Garfo telescópico KYB de 41mm
Suspensão traseira Amortecedor único KYB
Freio dianteiro Disco duplo hidráulico, com ABS, 298 mm
Freio traseiro Disco hidráulico único, com ABS, 245 mm
Roda dianteira 120/70Z/17 M/C (58W)
Roda traseira 180/55//17 M/C (73W)
Pesos e dimensões
Comprimento 2.175 mm
Altura 1.430/1.470 mm
Largura 885 mm
Distância entre eixos 1.500 mm
Altura do assento 810/825 mm
Capacidade do tanque 19 litros
Peso vazio 213 kg (220 kg para a versão GT)
Preço € 11.500/14.000


Tags: Notícias Tracer 900 Tracer 900 GT Yamaha

Continue Reading

Previous: Triumph apresenta a Tiger 850 Sport, nova versão de entrada da Tiger 900
Next: Yamaha anuncia YZF-R6 Race, versão apenas para as pistas em 2021

Leia também

Suzuki: crescimento de 57% no Brasil entre janeiro e maio
  • Notícias

Suzuki: crescimento de 57% no Brasil entre janeiro e maio

13 de junho de 2025
Kawasaki inaugura nova concessionária em Ribeirão Preto
  • Notícias

Kawasaki inaugura nova concessionária em Ribeirão Preto

13 de junho de 2025
MV Agusta detalha processo de reestruturação e planos para o futuro
  • Notícias

MV Agusta detalha processo de reestruturação e planos para o futuro

11 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.