A Yamaha renovou sua menor Ténéré, a de 250cc para a linha 2016. O modelo passa a ter tecnologia BlueFlex, que permite o abastecimento com gasolina, etanol ou a mistura de ambos os combustíveis em qualquer proporção.
A moto recebeu um pequeno facelift, tendo como inspiração a sua irmã maior, a XTZ 1200 Super Ténéré. Agora, a versão 250cc ganhou novo bagageiro com capacidade de carga aumentada de 4,7 para 7 kg (incluindo peso do bauleto) e alças de apoio lateral mais ergonômicas, em alumínio.
A nova lanterna traseira é em LED e protetor de escapamento em preto fosco. A chave de ignição possui um novo desenho. O painel totalmente digital com iluminação azul, traz a novidade do indicador ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica.
O conjunto ainda traz informações como velocímetro e hodômetros com funções: total, duas parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e Fuel Trip (de reserva de combustível), relógio, tacômetro, além das habituais luzes-espia. Já os grafismos, mais dinâmicos, valorizam o nome Ténéré, referência entre modelos aventureiros e que significa deserto no idioma Tuaregue.
A Ténéré 250 2016 agora conta com a avançada tecnologia BlueFlex e estará disponível unicamente nesta versão. Seu propulsor monocilíndrico, de arrefecimento misto, uma vez que conta com o auxílio de um radiador de óleo, de 249,45 cm³, com comando simples no cabeçote (SOHC), tem potência máxima gerada de 20,7 cv quando abastecida com gasolina e de 20,9 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm.
O torque, por sua vez é de 2,1 kgf.m quando com etanol e 2,09 kgf.m quando gasolina, disponíveis a 6.500 giros. O motor tem pistão forjado em alumínio e cilindro revestido de cerâmica, material similar ao de motos de competição, que diminui o atrito e dispersa o calor com mais eficiência, o que aumenta sua confiabilidade.
A Ténéré 250 Blueflex passa a adotar a luz BlueFlex no painel. Esta, quando acesa de maneira permanente, indica que o Sistema Yamaha de Segurança está em funcionamento. Nessa situação, o condutor deverá aguardar que a luz BlueFlex se apague para engatar uma marcha. Caso o mesmo engate uma marcha com a luz acesa o motor será desligado automaticamente pelo sistema.
O conjunto ciclístico permanece inalterado no modelo 2016, conservando o garfo telescópico dianteiro com curso de 220 mm, que traz protetores de bengala emborrachados. Já a suspensão traseira faz uso de balança com monoamortecedor tipo pro-link, cujo curso da roda é de 200 mm. Facilmente ajustável, a suspensão traseira tem sistema de regulagem na pré-carga da mola.
Nos freios, o destaque fica por conta do sistema hidráulico com disco dianteiro de 245 mm de diâmetro e pinça com dois pistões e na traseira um disco de 203 mm de diâmetro com pinça de pistão único.
As rodas raiadas em aço oferecem segurança em vias sem asfalto. As mesmas calçam pneus Metzeler Tourance, com medidas 80/90-21 M/C 48S na dianteira e 120/80-18 M/C 62S na traseira, com aptidão também para deslocamentos em vias pavimentadas.
A Ténéré 250 Blueflex chega às concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de maio no tradicional azul, além do branco e cinza fosco e, agora também, na cor marrom metálico, pelo preço sugerido de R$ 15.015,00. O modelo tem garantia de um ano sem limite de quilometragem.