Conforme prevíamos, a Yamaha apresentou hoje (11), no mercado europeu, a XSR 125, motocicleta de estilo esportivo retrô que utiliza a mesma plataforma da MT-125 e R125.
Quadro e motor são praticamente os mesmos, um monocilíndrico de refrigeração líquida e de quatro válvulas com acionamento variável (VVA), que providencia 15 cv com bom torque tanto em baixas quanto em altas rotações.
O quadro do tipo diamond de aço tem braço oscilante de alumínio, além de garfos invertidos de 37 mm. Embora a distância entre eixos da XSR 125 seja 5 mm mais curta do que a do MT-25, a altura do assento de 810 mm é idêntica.
A diferença fica mesmo por conta do design, que apresenta um tanque redondo, assento plano e farol circular que sublinha o seu DNA retrô. Na Europa, a linha ainda conta com os modelos XSR 300, XSR 700 e XSR 900 baseadas na MT-03, MT-07 e MT-09.
Enfatizando o seu visual esportivo e premium, a XSR 125 conta também com iluminação toda de LED, painel circular digital de estilo vintage que permite visualizar todas as informações essenciais e até se conectar com o smartphone.
Na parte ciclística, a XSR 125 conta com rodas de liga leve de 10 raios e pneus mais largos (110/70-17 na frente e 140/70-17 atrás). Um único disco em cada extremidade dá conta da frenagem, que é apoiada por um sistema de ABS de canal duplo.
Ao contrário da escura série MT, as cores da linha XSR são vivas e com a nova 125 não foi diferente. A motocicleta será oferecida em vermelho, preto e amarelo quando chegar aos revendedores em junho. Dois kits de acessórios, “Race” e “Urban” também estarão disponíveis.