A Yamaha apresentou hoje (22) a versão SP da nova MT-10. A hypernaked, praticamente uma R1 sem carenagens, conta com uma suspensão eletrônica de última geração.
A versão convencional foi apresentada no início do mês e inaugurou uma nova geração para a MT-10, que vinha basicamente a mesma desde 2015. A motocicleta ganhou um motor revisto, carroceria redesenhada, novo painel digital TFT e uma eletrônica atualizada.
Introduzida pela primeira vez em 2017, a versão SP se distingue por contar com um sistema de suspensão fornecido pela Öhlins que está ainda mais sofisticado. Semi ativa, esta versão utiliza a chamada ‘tecnologia de amortecimento de válvula de carretel’ para fornecer uma gama maior de ajustes de amortecimento e maior grau de resposta.
Existem agora três modos semi ativos selecionáveis: A-1, A-2 e A-3, por meio dos quais o sistema ajusta constantemente o rebote e o amortecimento da compressão. Também há também três equivalentes de modo manual, chamados de M-1, M-2 e M-3, tudo controlado pelo painel.
A marca dos diapasões afirma que esse é o sistema de suspensão mais sofisticado já instalado em uma motocicleta de produção, mais avançado até do que equipa a Yamaha YZF-R1M, a versão de alta especificação da sua irmã carenada, da qual também tem os grafismos inspirados.
Além disso, a MT-10 SP contém ainda um novo cilindro mestre radial Brembo e mangueiras de freio trançadas para uma melhor sensação de frenagem. Na parte debaixo do motor, um spoiler de três peças foi adicionado para ajudar a proteger o radiador de óleo de dar um ar mais esportivo.
A nova Yamaha MT-10 SP deve estar disponível nas concessionárias europeias junto com a versão convencional em fevereiro de 2022. Os preços de ambas ainda não foram anunciados, mas elas podem ser conferidas no Salão de Milão, na Itália, que começa oficialmente amanhã (24).