A Yamaha apresentou ontem (16) na Europa a nova geração da TMAX. No modelo 2022, o principal maxiscooter da marca ganhou um visual bem mais esportivo, mais equipamentos e tecnologia de ponta.
A primeira coisa que chama atenção no novo TMAX é o seu aspecto musculoso claramente inspirado nas motos esportivas da marca. O grupo óptico frontal foi remodelado, com uma entrada de ar central projetada para melhorar o fluxo de ar ao redor do piloto. O redesenhado para-brisa é mais silencioso em altas velocidades.
O resto da carroceria, no qual nenhuma parte foi deixada intacta, é claramente mais angular e compacta, principalmente no meio, para facilitar a movimentação dos pés. A parte traseira também foi redesenhada e está mais estreita, com a lanterna traseira em forma de T. Toda a iluminação é de LED.
Não é só no visual que a TMAX é mais esportiva. A posição de condução também foi alterada para ser mais ágil. O condutor agora senta-se mais à frente e de forma mais ereta. Os novos painéis, bem como o assento (com um encosto regulável) e os estribos mais longos permitem mais liberdade de movimento e tocar o solo com maior facilidade.
A tela TFT de 7 polegadas é totalmente nova, assim como o guidão de alumínio mais baixo e inclinado para trás. Com conectividade total com o smartphone, o painel é controlado por um joystick no punho esquerdo, que permite navegação Garmin completa, como alertas, previsões do tempo, fone de ouvido bluetooh e muito mais.
Por baixo de tudo, o motor de dois cilindros e 562 cm³ permanece intocado e rende saudáveis 50 cv e 56 Nm de torque já adequado ao Euro5. O acelerador agora é acionado de forma eletrônica. Os garfos dianteiros de 41 mm são invertidos e totalmente reguláveis. As rodas de 10 raios são mais leves e reduzem a inércia. Os pneus Bridgestone Battlax SC-2 completam o caráter esportivo do maxiscooter.
Duas versões estarão disponíveis, a TMAX convencional e Tech Max, que traz opcionais como para-brisa regulável de forma elétrica, assentos e punhos com aquecimento, suspensão traseira ajustável, interruptores iluminados e controle de cruzeiro. As entregas começam em março de 2022. Os preços não foram divulgados.