A Yamaha apresentou hoje (9) o modelo 2022 da MT-10. A Hypernaked derivada da YZF-R1 recebeu uma carroceria modernizada, além de atualizações eletrônicas e mecânicas, como um motor mais potente.
O quatro em linha crossplane de 998 cm³ conta agora com pistões de alumínio forjado mais leves, bielas compensadas e cilindros com revestimento especial. As bielas de titânio da R1 foram substituídas por outras de aço, para aumentar a sensação de torque por causa do aumento na inércia (além de serem mais baratas).
Além disso, a caixa de ar, com três dutos de admissão assimétricos é nova, assim como o sistema de injeção, que foi manipulado para a aumentar o torque na faixa intermediária (de 4.000 a 8.000 rpm). Os sistemas de admissão e exaustão de titânio foram ajustados para obedecer ao Euro5 e produzir um “rugido sensual”, de acordo com a marca.
As modificações resultaram em 166 cv de potência a 11.500 rpm, praticamente 6 cv a mais do que o modelo anterior. O torque máximo aumentou de 11,3 kgf.m para 11,4 kgf.m a 9.500 rpm. Como resultado, a velocidade máxima atribuída também cresceu de 245 km/h para 250 km/h.
O quadro em dupla trave de alumínio Deltabox igualmente derivado da R1 também permaneceu o mesmo, mas a carroceria foi totalmente redesenhada para ficar semelhante às demais motos da linha MT. Os faróis estilo projetor perderam a moldura que os envolvia. Os japoneses encolheram a luz traseira de LED.
A parte superior do conjunto óptico, em cima dos faróis, ganhou um pequeno para-brisa embutido em duas fileiras de LED que mais parecem sobrancelhas e deixaram a MT-10 com um rosto robótico ainda mais feroz do que antes. As entradas de ar laterais também foram redesenhadas para aumentar o fluxo de ar para o motor.
O design do tanque de combustível de 17 litros foi redesenhado para ficar mais ergonômico na região entre as pernas, assim como a posição do guidão e das pedaleiras, que permitem uma maior liberdade de movimentos. O assento também é novo e visa um maior conforto para os vossos traseiros.
Na parte ciclística, a MT-10 conta com garfos dianteiros KYB de 43 milímetros, totalmente ajustáveis, assim como o amortecedor traseiro da mesma marca. A moto conta com discos dianteiros de 320 mm mordidos por pinças radiais Brembo de 4 pistões com um novo cilindro mestre, o que melhora a sensação no manete. As rodas são de alumínio.
Graças a uma nova IMU de seis eixos, a MT-10 conta com acelerador Ride By Wire, quatro modos de pilotagem, controle de tração sensível ao ângulo de inclinação em cinco estágios, controle de torque, antiwheelie e ABS em curvas. Essas guloseimas fizeram o peso aumentar de 201 para 212 kg. Tudo é visualizado em um novo painel digital TFT de 4,2 polegadas derivado da R1, com botões em ambos os lados do guidão.
Disponível nas concessionárias europeias da Yamaha a partir de fevereiro de 2022, a nova MT-10 será oferecida em três opções de cores, a inédita turquesa (Cyan Storm), azul (Icon Blue) e preta (Tech Black). Os preços ainda não foram anunciados. Nada foi dito sobre a versão SP, mas temos certeza de que isso acontecerá.