A Yamaha apresentou hoje (10) a MT-09 SP, versão de alta especificação da naked tricilíndrica. O modelo conta com componentes de alta qualidade, acessórios a mais e uma pintura especial.
Apresentada no final de outubro, a MT-09 conta agora com um motor tricilíndrico de 890 cm³, mais leve e mais potente que o anterior. São 117 cv de potência e 9,4 kgf.m de torque para empurrar 189 kg, características dinâmicas que a versão SP mantém inalteradas.
As diferenças da versão SP estão nos detalhes. A pintura “Icon Performance”, por exemplo, é única e possui grafismos próprios. O assento possui costuras que contrastam. O guidão, os manetes e os reservatórios de fluido de freio pretos também são específicos. A Yamaha diz que a inspiração para conceber o acabamento premium foi a YZF-R1m.
Na ciclística, a SP conta com garfos invertidos KYB de 41 mm com revestimento DLC totalmente ajustável em rebote e compressão. Na traseira, a Yamaha instalou um amortecedor Öhlins igualmente regulável com pré-carga de mola hidráulica. O braço oscilante de alumínio polido também é diferente da versão normal.
Na parte eletrônica, a MT-09 SP traz como grande diferencial um controle de cruzeiro, que pode ser ativado a pelo menos 50 km/h, a partir da quarta marcha. A velocidade pode ser aumentada continuamente a passos de 2 km/h ou mantendo o botão apertado. Pressionar o freio, a embreagem ou o acelerador desativa o sistema. Ironicamente tudo isso aumentou o peso geral em cerca de 1 kg.
De acordo com a marca dos diapasões, a previsão de chegada da MT-09 SP às concessionárias começa a partir de janeiro de 2021. Nos Estados Unidos seu preço parte de $12.000, enquanto que na Europa gira em torno dos € 11.200. Infelizmente a filial brasileira nunca ofereceu a versão no Brasil e não parece que o fará agora.