A Yamaha apresentou hoje (27) a nova geração da MT-09. A naked tricilíndrica da marca japonesa foi totalmente atualizada para 2021 ficando mais leve e potente.
Conforme já havíamos antecipado aqui, a capacidade cúbica do motor foi aumentada de 847 cm³ para 889 cm³. Graças ao Euro5, os engenheiros colocaram novos pistões, bielas e eixos de comando, o que resultou em uma perda de peso de 1,7 kg.
Além disso, a Yamaha trabalhou nas entradas de ar, de modo que o combustível é injetado diretamente na parte de trás das válvulas e trabalhou em um novo escapamento que produz mais ruído “para aumentar a sensação de aceleração”. Parece bom para nós.
Isso resultou em uma ligeira melhora nos números de desempenho, 117 cv de potência (a antiga tinha 115 cv), mas a maior mudança é o torque máximo: não apenas há mais (9,4 kgf.m contra 8,9 kgf.m) como também chega 1.500 rpm mais cedo, o que aumenta a capacidade de diversão.
O chassi e o subchassi também são totalmente novos aliviando outros 3,8 kg de peso. A marca dos diapasões afirma que eles são 50% mais rígidos lateralmente, o que melhora a sensação na dianteira. Igualmente inédito é o braço oscilante (tudo de alumínio), que aprimora a estabilidade e economizam outras 250 gramas.
Nas suspensões, a MT-09 monta garfos invertidos KYB de 41mm com uma nova calibragem, enquanto que o guidão foi rebaixado em 30mm para melhorar o senso de direção. Até os freios receberam uma pequena atualização, com um cilindro mestre radial na dianteira (o mesmo da R1) e rodas 700g mais leves. O peso geral da moto é de 189 kg, já completamente abastecida.
O design, embora parecido de longe, foi inteiramente retocado. Faróis, tanque, assento e escapamento aproximam-se ainda mais do motor e estão mais afiados. Os painéis laterais foram completamente eliminados. Mas há muito plástico novo, principalmente na moldura do farol que envolve os projetores de LED e um conjunto de luzes laterais de posição. A lanterna traseira em forma de Y também foi redesenhada.
Esqueça o velho painel de LCD. A MT-09 entra na nova era com um novo visor TFT colorido de 3,5 polegadas com uma tela colorida. A velocidade é indicada por uma barra que muda de cor. Além da velocidade, também é mostrada a marcha, temperatura do motor, temperatura ambiente, conexão com o smartphone e muito mais.
Por último, mas não menos importante, a parte eletrônica foi totalmente renovada. Tudo começa com uma nova IMU de seis eixos inerciais desenvolvida a partir da unidade que equipa a YZF-R1. Isso habilitou a MT-09 a possuir ABS em curvas, controle de tração sensível à inclinação, controle de slide, antiwheelie, quickshifter e vários modos de pilotagem. A relação da primeira e segunda marchas foi ligeiramente alongada.
A nova MT-09 será oferecida na Europa em três cores: Storm Fluo, Icon Blue e Tech Black. Sua chegada nas concessionárias começa a partir de março de 2021. A Yamaha falou em 9.399 euros como preço base, cerca de 400 euros a mais que o modelo 2020.