A Yamaha apresentou ontem (2), na Europa o modelo 2022 da XSR900. Além de ser atualizada em todas as áreas, a versão retrô da MT-09 ganhou uma irresistível pintura azul que faz referência à equipe Sonauto, que competiu nas 500cc nos anos 1980.
As cores eram o resultado do patrocínio da Gauloises, empresa tabagista francesa que patrocinava o Team Sonauto na época com o piloto Christian Sarron. O livery, que ainda trazia listras amarelas e blocos em azul claro, é um dos mais bonitos e lembrados pelos fãs de corrida até hoje. Uma opção na cor vermelha também está disponível.
Mas além da pintura, a XSR 900 ganhou boas novidades técnicas para 2022. O motor agora é o três cilindros em linha de 889 cm³ que estreou na segunda geração da MT-09 no ano passado e rende 117 cv de potência e 9,4 kgf.m de torque. O novo escapamento é projetado para ser “mais evocativo”, de acordo com a própria Yamaha.
O quadro em dupla trave de alumínio é igualmente derivado da MT-09 (3,8 kg mais leve que o anterior), porém com uma mesa de direção ligeiramente mais baixa para uma posição de pilotagem mais agressiva ao guidão. O braço oscilante também é diferente, 55 mm mais longo para melhorar a estabilidade.
O visual de competição retrô fica completo com os garfos invertidos KYB com acabamento dourado totalmente ajustáveis, e com as pinças de freio Brembo com um novo cilindro mestre. As rodas são 700 gramas mais leves que as anteriores e o tanque de combustível de 15 litros também é novo.
Na eletrônica, a XSR900 recebeu uma nova IMU de seis eixos inerciais, que proporciona três modos de pilotagem, controle de tração sensível à inclinação, controle de slide, antiwheelie, quickshifter e ABS em curvas. Tudo é visualizado em um painel digital TFT de 3,5 polegadas.
A nova Yamaha XSR 900 estará nas concessionárias europeias a partir de fevereiro de 2022, de acordo com a marca. O preço não foi divulgado mas, para nós, isso não importa muito. Nas atuais circunstâncias, é praticamente impossível vermos essa belezinha de moto em terras tupiniquins.