O ano de 2019 está apenas começando, mas a Yamaha já apresentou ontem (11), o modelo 2020 da MT-03. A aclamada caçula da família Master of Torque chega às concessionárias em três opções de cores.
Apesar da antecipação, a motocicleta segue praticamente inalterada, tendo como elemento principal um moderno motor de 321 cm³, com dois cilindros em linha, 4 válvulas, injeção eletrônica e refrigeração líquida, capaz de render 42 cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm, respectivamente.
Agressivo e “girador” para a sua categoria, o motor utiliza pistões forjados em alumínio (similar aos utilizados em motos de competição) e no cilindro, com a tecnologia “DiASil” Yamaha, uma liga de Alumínio e Silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho em performance.
O caráter atrevido da MT-03 também se deve a sua ECU de 16 bits, capaz de fazer com que a mistura de ar e combustível chegue de forma rápida à câmara de combustão. Com isso, a queima é mais eficiente, resultando em um consumo de combustível mais equilibrado e uma entrega de potência e torque mais contundentes.
O chassi é do tipo diamond de dupla trave superior em aço, com 1.573mm de entre eixos, ângulo de cáster de 25 graus e peso de 169 kg em ordem de marcha, relação considerada excelente para uma tocada divertida e espevitada na cidade, o seu habitat natural.
Nas suspensões, os garfos dianteiros de 41mm de diâmetro tem 130mm de curso, enquanto o amortecedor traseiro possui sete regulagens na pré-carga da mola e curso 125mm. Em termos de freios, a MT-03 conta com um disco de 298mm com pinça de dois pistões na frente e disco de 220mm com pinça de pistão único atrás, ambos com ABS de série. As rodas de ligaleve possuem 10 raios e têm medidas 110/70-R17 e 140/70-R17.
O painel é misto, com conta-giros analógico e display em LCD, que informa velocidade, marcha utilizada, nível do combustível, temperatura do motor, relógio, hodômetros, consumo médio e instantâneo e até mesmo o momento da troca de óleo. O piloto ainda conta com um shiftlight, que pode ser ajustado de acordo com suas preferências e evidencia o caráter esportivo da motocicleta.
A Yamaha MT-03 2020 chega às concessionárias da marca japonesa na segunda quinzena de fevereiro e será oferecida em três opções de cores: cinza fosco (Ice Fluo), preto metálico (Midnight Black) e azul metálico (Racing Blue). Seu preço público sugerido será de R$ 21.990,00+frete.