A Yamaha anunciou ontem (28) que a Fazer 150 passará a contar, a partir de agora, com um sistema de freios “unificado”. O dispositivo permite o acionamento de frenagem tanto na roda dianteira quanto na traseira, mesmo se apenas um dos controles (o manete ou o pedal) for pressionado.
É um sistema semelhante ao “Combined Brake System” (Sistema de freios combinado) da Honda. A Yamaha, no entanto batizou o seu de “Unified Braking System” (sistema de freios unificado). É bom ressaltar que isso não é o mesmo que um ABS, que modula a frenagem para uma maior eficiência e segurança.
Além do sistema de freios, a Fazer 150 2017 só teve os grafismos alterados. São quatro opções de cores: azul metálico, branco cristal, magenta metálico e preto, com preço público sugerido de R$ 9.590 (tendo como base o estado de São Paulo).
Mecanicamente, o modelo continua utilizando exatamente o mesmo motor monocilíndrico de 149,3 cm³, duas válvulas e comando simples (SOHC), capaz de render 12,2 cv quando abastecida com gasolina e 12,3 cv com etanol. O torque é de 1.285 e 1.295 kgf.m com os respectivos combustíveis.
Factor 125 abandona definitivamente o carburador
Outra novidade importante anunciada para sua linha de pequenas urbanas foi a nova Factor 125, que finalmente está abandonando o carburador para utilização da injeção eletrônica. Bicombustível, o motor de 124,9 cm³ agora está rendendo 11,1 cv a 7.500 rpm com um torque de 1,16 kgf.m a 6.000 rpm quando abastecida com etanol.
O modelo vem com um visual muito semelhante à Factor 150, já com freio a disco na dianteira, partida elétrica e rodas de liga-leve. Com o preço público sugerido de R$ 7.390 (sem frete) a Factor 125i possui as cores branca, vermelha e preta como opções.