A Yamaha apresentou hoje (5) a sua equipe para a temporada 2024 de MotoGP. A maior novidade é a chegada de Alex Rins, que deve proporcionar um novo estímulo para Fabio Quartararo e o resto do time.
Comedida, como vem sendo nos últimos anos, a marca dos diapasões fez uma discreta apresentação em Sepang, na Malásia, onde amanhã começa para valer os primeiros testes coletivos de 2024. A pintura da YZR-M1 também não mudou praticamente nada em relação a 2023.
“É o início da nova temporada, isso é sempre emocionante! Todos estão começando do zero novamente e sei que tanto a equipe quanto eu estamos super motivados para trabalhar o máximo possível durante o Teste de Sepang. Um bom começo de 2024, mesmo que sejam apenas testes de pré-temporada, pode resultar em uma grande vantagem mais tarde. Então, como sempre, colocaremos tudo o que temos em cada dia, em cada sessão, em cada corrida e em cada volta“, disse Fabio Quartararo.
“Sei que a Yamaha tem trabalhado arduamente nos bastidores, por isso penso que se continuarmos a levar-nos ao limite em todos os aspectos, poderemos ter um grande ano juntos. Quero lutar na frente e quero cumprimentar meus fãs no degrau mais alto do pódio novamente“, adicionou o campeão de 2021 que não venceu nenhuma corrida em 2023.
Seu novo companheiro de equipe é Alex Rins, que chega depois de apenas um ano incompleto na LCR-Honda, já que sua temporada passada foi em grande parte afetada por um grave acidente na Sprint Race do GP da Itália. O espanhol comentou que a adaptação à M1 tem sido fácil até agora.
“Já experimentei a M1 pela primeira vez trabalhando com a equipe no Teste de Valência e no Shakedown, mas o lançamento de hoje me deixa animado novamente, como se fosse o primeiro dia“, disse Rins. “A moto parece fácil de adaptar, por isso penso que poderei dar mais alguns passos no Teste de Sepang. Tenho trabalhado muito na minha preparação física para chegar aqui no melhor nível possível e agora só quero voltar a pilotar.“
Embora a Yamaha tenha mudado pouco no visual, o diretor da equipe Lin Jarvis garante que muito trabalho foi feito nos bastidores para reestruturar a equipe para 2024. O britânico garante que os engenheiros da marca trabalharam “sem parar” nos últimos meses.
“O ano passado foi uma temporada difícil, mas nos reagrupamos, reestruturamos a nossa organização e agora estamos prontos para regressar. Tendo feito mudanças significativas na nossa equipe de projeto de MotoGP e com uma nova formação de pilotos, a equipe sente-se renovada e pronta para enfrentar a temporada de 2024“, disse Jarvis.
“Os engenheiros da Yamaha trabalharam sem parar durante as férias de de inverno e continuaram a desenvolver a moto. Portanto, embora a pintura permaneça a mesma para esta temporada, há muito mais na M1 com especificações de 2024 do que parece à primeira vista” garantiu.
A regra das concessões mudou para 2024, de modo que a Rins e Quartararo já puderam participar do shakedown para os testes de Sepang nos últimos dias. Os testes, no entanto, começam para valer amanhã (6), quando todos os pilotos titulares entram na pista.