A Yamaha do Brasil confirmou nessa segunda-feira (3) a chegada da pequena esportiva YZF-R3 ao país, na segunda quinzena de setembro. A superbike será montada no polo industrial de Manaus (AM).
Desenvolvida para fazer frente à Kawasaki Ninja 300 e Honda CBR250R que dominam a cena, a R3 também imita suas irmãs maiores, sendo quase uma versão em miniatura da icônica YZF-R1. Exibe um design moderno e agressivo, com linhas aerodinâmicas e estilo de uma autêntica superesportiva da Yamaha.
O motor com duplo comando (DOHC) de 321 cm³ e 2 cilindros em linha tem arrefecimento líquido, 8 válvulas e injeção eletrônica. Com potência máxima de 42 cv e torque de 3,02 kgf.m, o propulsor possui materiais nobres, como pistões forjados em alumínio e cilindro com tecnologia DiASil Yamaha, fabricado com 80% de Alumínio e 20% de Silício. O sistema de admissão “Downdraft Intake” direciona o ar de forma descendente ao motor, em conjunto com a injeção eletrônica e ECU digital de 16 Bit.
O chassi é do tipo diamante, fabricado com tubos de aço. A suspensão dianteira possui 130 mm de curso e 41 mm de diâmetro, proporcionando mais conforto, robustez, estabilidade e controle durante a pilotagem. Já o garfo traseiro tem 573 mm de comprimento e dá à R3 a mesma relação de distância entre-eixos da R1, concedendo melhor entrega de potência na roda traseira.
Com um curso de roda de 125 mm, a suspensão traseira é do tipo Monocross e forma um conjunto leve e compacto que contribui para melhor centralização de massa, transmitindo ao piloto uma sensação agradável durante a aceleração e desaceleração, um dos pontos fortes na condução da R3. Além disso, o amortecedor traseiro ainda possui ajuste de pré-carga em sete posições para adequar-se ao tipo de pilotagem, terreno e carga.
Disponível nas versões standard e ABS, a R3 possui freios a disco nas duas rodas, sendo o dianteiro flutuante de 298 mm, e o traseiro com 220 mm de diâmetro, os quais propiciam um alto poder de frenagem. As rodas de alumínio fundido tem 10 raios e 17 polegadas.
DNA da linha R
O design da R3 origina-se do DNA Yamaha R-series. Integrando os faróis duplos e uma luz de posição exclusiva, o design da carenagem dianteira foi desenvolvido em camadas que percorrem às laterais, direcionando o fluxo de ar com o mínimo de resistência enquanto também arrefece o motor.
As linhas aerodinâmicas permeiam por toda a máquina até a traseira, com lanterna em LED e ainda reforça a sua esportividade com o assento bipartido, que fica a apenas 780 mm do solo. Isso facilita manobras mais curtas e alcance ao solo com a moto parada. Há alças para o garupa se apoiar e duas travas de capacete que concedem mais comodidade.
Painel Multi-funcional com características da R1
Iluminado por LED, o painel da R3 é completo e possui Shift Light, como na R1 e seu acendimento pode ser ajustado de acordo com a preferência do piloto entre luz fixa, piscante e strobe. Há três níveis de luminosidade, com acionamento a partir do RPM desejável (a partir de 7.000rpm), entre outras opções.
Com conta-giros analógico à esquerda e display LCD à direita, o painel conta com indicador de marcha, nível de combustível, temperatura da água, relógio, hodômetro total e dois parciais, indicador de troca de óleo, consumo médio e instantâneo de combustível.
Produzida na fábrica da Yamaha em Manaus (AM), a nova YZF-R3 chega ao país com três opções de cores: Midnight Black (preta), Rapid Red (Vermelha e Branca) e Racing Blue (Azul e Prata Fosco), que herda a imagem global dos modelos mais recentes de competição da marca.
A versão standard estará disponível nas concessionárias, a partir da segunda quinzena de setembro pelo preço sugerido de 19.990,00 + frete. Já a versão com ABS chega a partir da segunda quinzena de novembro pelo preço sugerido de R$ 21.990,00 + frete.
Seguro
O seguro vem com preço fixo, R$ 2.000,00 (dois mil reais), que pode ser quitado à vista ou parcelado em 12 vezes fixas. Não há taxa de adesão, sem análise de perfil e sem franquia. As regiões que contemplam esse seguro são: SP, RJ, Campinas e Baixada Santista. O seguro cobre roubo e furto, com base na tabela Fipe, tem assistência 24 horas e ainda conta com rastreador Ituran.
Financiamento e consórcio
O Banco Yamaha preparou condições exclusivas para o modelo R3, com entrada a partir de 20% e planos de financiamento em até 48 meses e taxa de juros a partir de 1,79%. O Consórcio Yamaha lança o plano premium “SOU + R3”, cujo grande diferencial é a taxa de administração de apenas 0.20% a.m. ou 12% no total de 60 meses. As parcelas partem de R$ 424,78 por mês, na versão Standard.
Outro benefício deste plano é o número de contemplações mensais que podem chegar até 13 motos na inauguração e até 10 Motos mensais nas assembleias seguintes, conforme saldo de caixa do grupo. As vendas começam a partir de hoje (3) em toda a Rede Yamaha e o plano também poderá ser adquirido através da Venda On Line pelo endereço: www.consorcioyamaha.com.br.