A Yamaha Motor anunciou ontem (28) que pretende deixar de fabricar snowmobiles, trenós motorizados para a neve, no Japão até o final de 2023, na Europa até o ano modelo 2024 e na América do Norte até o ano modelo 2025.
De acordo com o comunicado enviado diretamente de Iwata, no Japão, a Yamaha chegou à conclusão que será difícil obter negócios sustentáveis no mercado de snowmobiles no futuro e se concentrará em novos segmentos em crescimento.
A Yamaha ainda afirmou que garantirá a disponibilidade de peças, serviço e satisfação do cliente relacionada agora e depois que a produção se encerrar. A produção dos modelos 2024 recentemente introduzidos está em andamento e com entrega prevista para o outono.
“Os revendedores e clientes de motos de neve da Yamaha em todo o mundo provaram estar entre os mais apaixonados. A Yamaha agradece e valoriza a todos por seus anos de lealdade e diversão compartilhada neste passatempo especial de inverno“, destacaram.
A Yamaha introduziu o seu primeiro snowmobile em 1968, com motores derivados de suas motocicletas. Nos últimos 55 anos, eles desenvolveram motos de neve para esportes, lazer e uso comercial principalmente em áreas com neve encontradas na América do Norte e na Europa.
A Yamaha não especificou em quais mercados em crescimento se concentrará de agora em diante, mas para quem acompanha a marca dos diapasões nos últimos anos já reparou que a empresa vêm diminuindo o seu investimento em alguns ramos.
Nos últimos anos o Japão, outrora um “tigre asiático” atravessa uma séria crise financeira. Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki têm se concentrado em otimizar seus gastos cortando aqueles considerados supérfluos. Foi o caso da Suzuki com a MotoGP.