A Yamaha anunciou o desenvolvimento completo de um novo material de polipropileno reciclado que começará a ser usado na fabricação de motocicletas a partir desse ano.
Embora não seja totalmente novo para a Yamaha, a adoção do novo polipropileno reciclado (PP) vem na conclusão do processo de desenvolvimento do material, que a marca de Iwata descreveu como “bem-sucedido” em um comunicado à imprensa.
O material oferece níveis ainda mais altos de resistência e aparência de qualidade em comparação com materiais reciclados convencionais e é feito de matérias-primas que “são fornecidas especialmente para uso em materiais reciclados finais e não há risco de conter substâncias ambientais perigosas”.
Falando mais especificamente, o polipropileno reciclado será usado a construção da carroceria externa principal de seus veículos motorizados de duas rodas vendidos no Sudeste Asiático, em países como Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã.
Embora seu uso esteja limitado à carroceria externa no momento, o novo polipropileno reciclado também poderá ser usado para “áreas que exigem maior apelo estético”, afirma a Yamaha, que também planeja expandir seu uso para outras áreas de produtos.
A novidade é mais um passo da Yamaha em busca de se tornar uma empresa 100% sustentável até 2050. No mês passado, eles anunciaram a introdução do alumínio verde, que utiliza fontes de energia renováveis para emitir menos CO² em sua fabricação.
No ano passado, eles também anunciaram a adoção de uma resina à base de plantas para uso em seus motores de embarcações, com a possibilidade de trazê-la para motores de motos posteriormente. Vários modelos elétricos e com outras fontes de energia devem ser lançados até 2035.