A Yamaha anunciou hoje (2) o novo gerente geral que vai assumir a equipe de MotoGP em 2025. Paolo Pavesio tem a missão de substituir o lendário Lin Jarvis e levar a marca dos diapasões de volta às vitórias.
Ex-diretor de marketing e de esporte a motor da Yamaha Motor Europe (YME), Pavesio liderou a reestruturação das operações da YME durante 11 anos e sob a sua direção, a marca garantiu títulos do Campeonato Mundial em WorldSBK, EWC e MXGP.
“Estou ansioso para receber Paolo na Yamaha Motor Racing em janeiro e, sob sua liderança, estou confiante de que a Yamaha pode garantir o sucesso futuro na MotoGP pelo qual todos nós lutamos”, disse Takahiro Sumi, diretor esportivo da Yamaha Motor Co.
Pavesio assumirá o cargo de Diretor Executivo a partir de 1º de janeiro de 2025 e sucederá Lin Jarvis, que deixará o cargo no final de 2024 após um mandato de 26 anos. Com o britânico, a Yamaha venceu só na MotoGP os títulos de 2004, 2005, 2008, 2009, 2010, 2012, 2015 e 2021.
“Tanto pessoalmente quanto em nome da Yamaha, gostaria de agradecer a Lin por sua dedicação e conquistas nos últimos 26 anos”, adicionou Sumi. “Seu comprometimento, diligência e liderança foram fundamentais para o sucesso da Yamaha na MotoGP, e estou feliz que ainda teremos acesso ao seu conhecimento e experiência daqui para frente.”
Há dois anos sem vencer, a equipe Yamaha de MotoGP atravessa seu momento mais difícil desde que se tornou uma equipe única de fábrica em 1999. No GP de Aragão, realizado ontem, Fabio Quartararo caiu logo no início e Alex Rins cruzou a linha de chegada em 9ª, a quase 40 segundos do vencedor.
Mas, nos bastidores, a Yamaha tem feito muitas mudanças internas para voltar à dianteira do grid. A saída de Lin Jarvis faz parte desse processo, com a equipe tentando ficar mais italiana e menos dependente das decisões gerenciais do Japão.