A Yamaha anunciou hoje (5) a contratação de Miguel Oliveira para as temporadas de 2025 e 2026 de MotoGP. O português vai correr na nova equipe satélite Pramac Racing.
A chegada de Oliveira à marca dos diapasões já era dada como certa, mas o anúncio veio até antes do esperado. De qualquer forma, na foto distribuída à imprensa, Oliveira aparece ao lado dos diretores da Yamaha e não da Pramac Racing, que ainda está sob contrato com a Ducati.
“Temos o prazer de anunciar que um piloto profissional e experiente como Miguel Oliveira se juntará à Yamaha para 2025 e 2026”, disse o gerente Lin Jarvis. “Miguel é um piloto que possui muito conhecimento técnico e experiência e estamos ansiosos para trabalhar com ele.”
Aos 29 anos, Oliveira pilotará pela terceira fabricante diferente. O português forjou sua carreira na KTM, onde venceu 6 vezes na Moto3, 5 vezes na Moto2 e outras 6 vezes na MotoGP. No entanto, ele deixou o time austríaco no final de 2022.
As duas últimas temporadas foram passadas na equipe satélite da Aprilia, chamada de RNF Racing no ano passado e de Trackhouse esse ano. Com a contratação de Jorge Martin e Marco Bezzecchi no time de fábrica, Oliveira preferiu buscar outros ares.
“É um grande privilégio para mim representar uma marca icônica do nosso desporto como a Yamaha”, disse Oliveira. “Durante meus anos de carreira, sempre olhei para as motos azuis com entusiamo. Quero agradecer à Yamaha Motor Company pelo seu compromisso comigo nessa fase de transição.”
Com Fabio Quartararo, Alex Rins e Miguel Oliveira, não dá para dizer que a Yamaha está mal servida de pilotos em 2025. Todos eles tem vitórias na MotoGP. O quarto piloto ainda está para ser anunciado e tem tudo para ser o australiano Jack Miller.