Todos conhecemos a Yamaha como um dos principais fabricantes de motocicletas do mundo, mas o que é frequentemente esquecido é o trabalho da empresa no setor automotivo. Um trabalho que será descontinuado a partir de agora.
O envolvimento da Yamaha com carro remonta os anos 1960, quando a marca dos diapasões estabeleceu uma parceria com a Toyota, que resultou na criação do carro esporte 2000GT e conquistou resultados importantes no automobilismo japonês.
A partir dos anos 1980, a Yamaha ingressou nas corridas de carros, com passagens bem sucedidas pela Fórmula 3000 japonesa e até na Fórmula 1, onde forneceu motores entre 1989 e 1997. Durante esse período, mais um carro esporte foi desenvolvido, o OX99, que não chegou a ser produzido em série.
Nos últimos anos, a Yamaha estava trabalhando em um novo conceito carro esportivo chamado “Sports Ride Concept” (foto ao lado) apresentado no Salão de Tóquio de 2015. Dois anos depois foi a vez de uma picape, a “Cross Hub Concept”. No evento do ano passado, no entanto, nenhuma novidade foi apresentada, o que fez a imprensa presente questionar os rumos dos projetos.
“Carros não figuram mais em nossos planos de longo prazo“, disse o porta-voz da Yamaha, Naoto Horie ao site Autocar. “Essa é uma decisão tomada pelo presidente Yoshihiro Hidaka no curto prazo, já que não conseguimos encontrar uma maneira de desenvolver nenhum dos carros para se destacar da competição, que é muito forte“, admitiu. “O carro esportivo, em particular, teve um grande apelo para nós como entusiastas, mas o mercado é particularmente difícil. Agora estamos vendo outras oportunidades“.
Em janeiro, a Yamaha publicou os seus planos de reestruturar completamente a empresa globalmente otimizando sistemas de produção, de vendas e de pós-vendas. A inesperada chegada do Coronavírus e as perdas financeiras que está causando, com certeza enterraram de vez as empreitadas da marca no setor automotivo.