Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Off Road

Yamaha abandona o Dakar e Mundial de Rali

Lucas Carioli 18 de fevereiro de 2022




A Yamaha anunciou hoje (18) a surpreendente decisão de abandonar o Rali Dakar na qual participava oficialmente desde a primeira edição em 1979. Além disso, a marca dos diapasões também está se retirando do Mundial de Rali Cross Country.

Em seu comunicado de imprensa, a Yamaha Motor Europe, responsável pela participação da marca nesses campeonatos, explica a decisão foi tomada para atender aos clientes atuais do off-road que tem expectativas diferentes. Tanto que eles vão continuar em quatro rodas com o side-by-side, YXZ1000R SSV.

“A Yamaha tem uma longa e lendária história no Rali Dakar começando em 1979, a primeira edição, e continuando ininterruptamente na era moderna“, disse Eric de Seynes, CEO da Yamaha Motor Europe. “No entanto, apesar de ter mantido suas raízes após sair de seu lar espiritual, a África, o evento mudou drasticamente. Nossos clientes off-road agora tem expectativas diferentes e procuram produtos diferentes“, afirma.



“Por essa razão, decidimos encerrar nossa longa história em duas rodas no Rali Dakar e no Campeonato Mundial de Rali Cross Country, reforçando o nosso compromisso de correr o Dakar em quatro rodas com o Yamaha YXZ1000R SSV. O compromisso da Yamaha com os eventos de Rally Raid não terminou, mas o compromisso futuro deve ter uma ligação mais próxima com nossos clientes e aspirações, desenvolvendo ainda mais o potencial da Ténéré 700 em uma direção que lhes permita redescobrir o lado mais aventureiro dos ralis“, encerrou de Seynes.

Curiosamente, a decisão da Yamaha Motor Europe é tomada na mesma semana que a empresa apresentou a Ténéré 700 Raid, versão mais próxima possível de uma máquina que compete no Rali Dakar, com dois tanques de combustível, suspensão reforçada e uma série de acessórios para cruzar o deserto em longas distancias.

A Yamaha foi a primeira fabricante a vencer no Rali Dakar com Cyril Neveu pilotando uma XT 500 em 1979. O francês repetiu a dose no ano seguinte. Depois, a marca dos diapasões dominou a competição durante os anos 1990, com Stéphane Peterhansel arrecadando seis vitórias e Edi Orioli outra em 1997.

Desde os anos 2000, no entanto, a Yamaha não conseguiu fazer frente ao domínio da BMW e principalmente da KTM, que venceu ininterruptamente o Dakar entre 2001 e 2019, e da Honda. Na última edição, realizada no mês passado, seu principal piloto, Adrian Van Beveren chegou na quarta posição, enquanto que Andrew Short foi o oitavo.




Tags: Off-Road Rali Dakar Yamaha

Continue Reading

Previous: Dakar 2022: Sunderland chega ao bicampeonato, dessa vez de GasGas
Next: KTM apresenta linha Enduro e Off-Road 2023

Leia também

Daniel Sanders é o vencedor do Dakar 2025
  • Off Road

Daniel Sanders é o vencedor do Dakar 2025

17 de janeiro de 2025
Ducati vai correr no AMA Supercross esse ano
  • Off Road

Ducati vai correr no AMA Supercross esse ano

14 de janeiro de 2025
Dakar 2025: sem Husqvarna e GasGas esse ano
  • Off Road

Dakar 2025: sem Husqvarna e GasGas esse ano

21 de dezembro de 2024

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.