A equipe Avintia anunciou hoje (6) que Xavi Forés correrá no lugar do lesionado Loris Baz no Grande Prêmio de San Marino, que acontece no próximo final de semana. Será a estreia do espanhol na MotoGP.
Baz sofreu um forte acidente na primeira volta do Grande Prêmio da Inglaterra, realizado no último domingo em Silverstone (6). Apesar de o francês ter escapado relativamente inteiro da queda, exames posteriores revelaram microfraturas em seu pé direito.
“É realmente uma pena e algo que não estava esperando, mas assim que cheguei à Suíça fiz um Raio-X e encontraram algumas fraturas em meu pé direito. Não pode ser operado, preciso apenas de tempo e descanso, por isso, será impossível correr em Misano. Mas acho que tive sorte de não ter sofrido algo pior no acidente em Silverstone. É uma pena, mas vou tentar e voltar o mais rápido possível para terminar a temporada da melhor forma possível. Espero que Xavi aproveite este fim de semana. Máquinas de MotoGP são incríveis e eu tenho certeza que ele vai ir muito bem. Além disso, ele tem uma equipe incrível, e eu estarei lá para tentar dar-lhe um bom conselho. Tenho certeza que ele vai gostar!” (Loris Baz)
Graças ao seu conhecimento do circuito de Misano e seus contatos com a Ducati (marca que utiliza no World Superbike), Xavi Forés rapidamente foi escolhido como substituto de Baz. O piloto valenciano de 30 anos afirmou que seu objetivo é apenas aprender e se divertir sem pressão.
“Eu estou muito feliz que a Avintia me deu esta oportunidade. Tenho certeza que vai ser uma grande experiência. A minha intenção é apenas me divertir o máximo que puder, deixar a pressão em casa e correr sem nada a provar, porque é uma moto totalmente diferente do que eu já pilotei até agora. Precisamos estar cientes de que tudo vai ser novo para mim e eu só quero aproveitar! A chance de correr na MotoGP é gratificante, e acho que vou ter uma grande experiência esse final de semana. Será importante não cometer erros e não me machucar porque logo estarei de volta ao WSBK na Alemanha. Então eu vou tratar neste fim de semana como um teste privado e aproveitar. Misano um circuito que eu gosto e que tive alguns dos meus melhores resultados. Isso torna o local ideal para começar a trabalhar com uma moto nova. Quero agradecer a Avintia, a Ducati e, especialmente, a minha equipe, Barno Racing por me deixar correr. E, claro, desejo a Loris uma recuperação rápida. Eu prometo que vou cuidar da sua Ducati!” (Xavi Forés)
Essa é a segunda vez na temporada que Baz precisa se ausentar de uma etapa devido a um acidente. Em Mugello, o francês também se envolveu em uma forte queda e precisou ser substituída pelo piloto de testes da Ducati, Michele Pirro, na etapa seguinte (Catalunha).