Lembram-se da Ten Kate, equipe que perdeu o apoio oficial da Honda e não teve condições de disputar a temporada 2019 do Mundial de Superbike? Novos rumores indicam que o time pode retornar em breve com equipamento Suzuki.
Uma importante loja de peças e revendedora da Holanda, a Ten Kate representou a Honda no Mundial de Superbike por 16 anos, mas foi deixada para trás quando a HRC anunciou uma volta oficial ao campeonato no final do ano passado.
Pega de surpresa, a Ten Kate ficou sem suporte financeiro e teve que anunciar que não participaria da temporada 2019. Entretanto, agora a imprensa alemã afirma que eles já teriam assinado um acordo com a Suzuki e o retorno aconteceria na etapa de Aragón, entre 6 e 7 de Abril.
Esse retorno aconteceria graças a um investimento de 500 mil euros da Suzuki através da Yoshimura, fabricante de escapamentos japonesa e tradicional parceira da marca nas pistas. Até o piloto já estaria escolhido, o italiano Lorenzo Salvadori. O nome de Loris Baz também foi mencionado.
O acordo entre a Ten Kate e a Suzuki seria muito bem visto pela Dorna, a entidade que regulamenta e promove o Mundial de Superbike. Eles têm feito esforços para atrair mais montadoras ao campeonato e já conseguiram trazer a BMW e a própria Honda nos últimos meses.
A Suzuki também tem motivos de sobra para ingressar no Mundial de Superbike, já que a sua esportiva GSX-R1000 sempre foi considerada uma das melhores disponíveis. O plano seria correr com apenas um piloto em 2019 e dois a partir de 2020. Se isso se concretizar, o WSBK terá seis marcas oficiais, mesmo número da MotoGP.