Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Alta Rotação
  • WorldSBK

WSBK: novas regras limitam o uso de asas na próxima temporada

Lucas Carioli 3 de dezembro de 2019


Depois de dominarem a MotoGP, os apêndices aerodinâmicos nas motos estão chegando ao Mundial de Superbike (WSBK). Mas os organizadores já anunciaram medidas para limitar a sua utilização na próxima temporada do campeonato.

Anunciadas na semana passada, as novas regras limitam a quantidade de movimento disponível às peças aerodinâmicas ativas, dinâmicas ou móveis. Ou seja, asas móveis serão restritas à amplitude de movimento usada no modelo de série, mesmo que as peças permitam maior liberdade de movimento.

O objetivo é impedir que as fabricantes construam uma carenagem com asas fixas no modelo de série, mas com espaço suficiente para que se transformem em móveis no modelo homologado para o campeonato.


Ao contrário dos modelos fixos, as asas com angulação móvel permitem maximizar a força descendente em velocidades mais baixas e depois, alterando o seu ângulo, minimizar o  arrasto desnecessário em velocidades mais altas.

As restrições são uma resposta aos registros de patentes de aerodinâmica móvel que a Honda desenvolveu para a nova CBR 1000RR-R Fireblade. O modelo apresentado no Salão de Milão, entretanto, apresentava um conjunto de asas fixas nas laterais da motocicleta.

A Honda Racing Corporation (HRC) parece decidida em voltar a brigar pelo título no Mundial de Superbike e vem realizando uma série de investimentos para isso. Mas, com as novas regras, se eles optarem por introduzir uma versão de homologação da CBR1000RR-R, suas asas serão limitadas à amplitude de movimento do modelo de produção.

O comunicado à imprensa continha várias outras mudanças, mas a maioria eram apenas pequenos ajustes e atualizações das regras. A temporada 2020 do Mundial de Superbike começa entre 28 de fevereiro e 1º de março com o GP da Austrália.


Tags: CBR1000RR-R Fireblade Honda World Superbike

Continue Reading

Previous: Museu Giacomo Agostini é inaugurado na cidade natal do 15 vezes campeão mundial
Next: MotoGP: Para ficar “menos espanhola”, HRC pode divorciar-se da Repsol

Leia também

Razgatlioglu vence a Superpole Race e Corrida 2 em Misano. Bulega tem azar
  • WorldSBK

Razgatlioglu vence a Superpole Race e Corrida 2 em Misano. Bulega tem azar

15 de junho de 2025
Bulega pulveriza recorde da pole, mas Razgatlioglu vence a Corrida 1
  • WorldSBK

Bulega pulveriza recorde da pole, mas Razgatlioglu vence a Corrida 1

14 de junho de 2025
Bulega e Toprak bem a frente dos demais no FP2 em Misano
  • WorldSBK

Bulega e Toprak bem a frente dos demais no FP2 em Misano

13 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.