Enquanto a MotoGP utiliza o circuito de Jerez, a Honda está conduzindo uma sessão particular de testes em Aragão para que os pilotos tenham o seu primeiro contato com a nova CBR1000RR-R Fireblade.
Apresentada no Salão de Milão, há duas semanas, a nova motocicleta é a grande esperança da marca em voltar a conquistar um título como fabricante oficial no Mundial de Superbike, o que não acontece desde 2002 com Colin Edwards.
De lá para cá, a Honda apenas competiu apoiando equipes particulares como a holandesa Ten Kate Racing. Esse ano, no entanto, o apoio oficial retornou, mas os resultados não foram além de um embaraçoso 17º lugar na classificação geral com Leon Camier.
Embora a Honda já tenha realizado testes particulares com Stefan Bradl no circuito de Suzuka, a versão definitiva da CBR1000RR-R ainda não estava pronta para a sessão coletiva realizada em meados de novembro no Motorland Aragón com outras marcas. Essa, portanto é a primeira ocasião em que Álvaro Bautista e Leon Haslam tomarão contato com a moto.
Bautista, que esse ano realizou sua primeira temporada no Mundial de Superbike, não está autorizado a falar sobre a Honda até o dia 1º de janeiro, quando expira o seu atual contrato com a Ducati. O mesmo acontece com Haslam, ainda veiculado à Kawasaki. Por isso os testes não possuem acesso à imprensa nem para o público em geral.
BMW, Ducati, Kawasaki e Yamaha testarão na próxima quinta e sexta-feira em Jerez. A Honda, no entanto, não estará presente e enfrentará a concorrência pela primeira vez apenas em 22 de janeiro de 2020. Alguns dias depois, outro teste será realizado em Portimão. De lá, as motocicletas serão enviadas para a Austrália onde será realizada a primeira etapa da temporada, entre 28 de fevereiro e 1º de março em Phillip Island.