A equipe Ten Kate anunciou hoje (3) que retornará ao Mundial de Superbike ainda esse ano em uma nova parceria com a Yamaha. O piloto será o experiente francês Loris Baz.
A equipe holandesa era parceira da Honda até o ano passado, quando a marca da asa resolveu voltar ao campeonato em primeira pessoa utilizando como base outros times rivais da Ten Kate, como a Althea e a Moriwaki.
Ofendida e sem suporte financeiro, a Ten Kate foi obrigada a ficar de fora das primeiras etapas de 2019. Nesse meio tempo, no entanto, eles costuraram um acordo com a Yamaha Motor Europe, para ter uma YZF-R1 semelhante a outras equipes de fábrica.
Além disso, eles também anunciaram que farão seu próprio desenvolvimento da R1. A boa notícia é que esses mesmos desenvolvimentos serão vendidos para o público comum, já que a marca é uma loja de moto peças na Holanda.
Enquanto isso, a Honda também passa por séries dificuldades, com Leon Camier e Ruyuchi Kyonari somando apenas 14 pontos nas duas primeiras etapas. O chefe Ronald ten Kate foi perguntado se sentiu alguma satisfação nisso. “Se eles estão na frente ou na parte de trás, isso realmente não nos afeta“, garante.
O escolhido para começar essa nova fase da Ten Kate Yamaha foi Loris Baz, que também vem de uma fase difícil na Althea BMW em 2018, uma das equipes que se fundiu com a Honda para 2019. A estreia acontecerá na sexta etapa em Jerez, entre 7 a 9 de junho.
O objetivo é conseguir o maior número possível de pódios. “Com o campeonato já em andamento, é tarde demais para perseguir uma posição no campeonato”, disse Baz, então o objetivo é focar nos resultados corrida a corrida.