Apesar de a Honda estar tratando o desempenho da nova CBR1000RR-R SP com muito secretismo, boatos afirmam que Álvaro Bautista já teria quebrado extraoficialmente o recorde do circuito de Portimão, em Portugal.
De acordo com sites italianos e espanhóis, Bautista, com pneus de classificação, teria rodado abaixo do tempo de 1min40s372 que Jonathan Rea estabeleceu este ano durante o treino classificatório do Grande Prêmio de Portugal em setembro passado.
Os comentários cresceram a ponto de Joan Lascorz, ex-piloto envolvido no projeto a negar, pelo Instagram, que o recorde tenha sido quebrado. Contudo, sabe-se que toda a equipe da Pirelli estava trabalhando com a Honda no desenvolvimento da CBR1000RR-R SP em Portimão.
Apresentada oficialmente no Salão de Milão, a nova Honda CBR1000RR-R é grande arma dos japoneses para voltar a vencer no Mundial de Superbike. Protótipos já vinham sendo testados no Japão desde antes e nos últimos meses a equipe esteve nos circuitos de Aragão, Jerez e Portimão, todos de forma secreta.
O primeiro embate da Bautista e Leon Haslam com seus rivais acontecerá em um teste coletivo nesse mesmo circuito de Portimão em 22 de janeiro. A apresentação oficial da equipe foi marcada para um mês depois, em 21 de fevereiro, na sede da Honda em Tóquio.