Álvaro Bautista confirmou hoje (23) que vai pilotar uma Honda na temporada 2020 do Mundial de Superbike (WSBK). O espanhol faz parte de um ambicioso plano da marca japonesa para voltar a vencer no campeonato.
Sem lugar na MotoGP, Bautista chegou ao Mundial de Superbike esse ano e foi imediatamente rápido com a Ducati Panigale V4R. Por isso a Honda não perdeu tempo e ofereceu uma proposta tentadora ao espanhol, que especula-se ser o dobro do que recebe na marca italiana.
“Estou muito feliz, porque acredito muito no novo projeto da HRC. Eles querem voltar ao campeonato mundial de Superbike como uma equipe completa de fábrica, então isso me motivou muito”, afirma Bautista. “Entrar na HRC é muito importante, pois é uma fábrica importante e deseja vencer novamente no WorldSBK. O desafio para o próximo ano será muito difícil, mas com certeza tentarei usar minha experiência no campeonato mundial de Superbike desta temporada para desenvolver a moto e, esperançosamente, lutar por vitórias”.
Depois de deixar a sua participação do Mundial de Superbike na mão de equipes independentes por 17 anos, a Honda Racing Corporation (HRC) resolveu voltar oficialmente ao campeonato em 2019 através de uma parceria com as equipes Althea e Moriwaki, responsáveis pela logística e manutenção das motos.
A estrutura, no entanto, era apenas provisória, para avaliar as necessidades da marca no campeonato. Em 2020, o esquema será totalmente diferente, com as motos sendo preparadas na sede da Repsol Honda na Espanha, sob a responsabilidade do próprio Alberto Puig, chefe da equipe de MotoGP.
“Estamos muito felizes em receber Alvaro Bautista em nosso projeto para o próximo ano. Sua chegada à família de corridas Honda destaca nosso forte compromisso de competir com força total em todas as categorias de automobilismo, lutando para alcançar os melhores resultados esportivos e buscando as melhores inovações tecnológicas, a fim de oferecer aos nossos fãs e clientes diversão, alegria e excelentes produtos,” disse o Presidente da HRC, Yoshishige Nomura.
“Álvaro é um piloto muito rápido e experiente, que já demonstrou sua forte atitude e competitividade em seus anos de MotoGP e em sua primeira temporada no WorldSBK“, continuou Nomura. “Estamos confiantes de que ele dará uma contribuição significativa ao crescimento e desenvolvimento de nosso projeto“.
A expectativa também é de que Bautista pilote uma CBR1000RR totalmente nova em substituição ao modelo atual lançado em 2016. A próxima geração da Fireblade pode ser apresentada durante o Salão de Tóquio, que acontece no final de outubro, na capital japonesa.