A Kawasaki anunciou que a Ninja ZX-6R será homologada para o Mundial de Supersport (WorldSSP). Com detalhes técnicos sendo enviados às autoridades competentes, as primeiras unidades de produção estarão disponíveis para verificação de potência e desempenho.
Na década de 2010, a ZX-6R competia no campeonato com grande sucesso pelas mãos do tetracampeão turco Kenan Sofuoglu, que venceu os dois últimos com o modelo, então com 599 cm³. Nos últimos anos, no entanto, o aumento da cilindrada para 636 cm³ inviabilizou a sua participação.
Isso porque até então o regulamento do campeonato não permitia que motores de quatro cilindros em linha tivessem um deslocamento volumétrico maior do que 600 cm³. Mas essas regulamentações foram totalmente revistas recentemente e agora a ZX-6R 636 está novamente apta.
“Vemos essa homologação como um passo lógico, não apenas para fornecer uma máquina competitiva à nossa equipe oficial, a Puccetti Kawasaki Racing, mas também para alinhar a presença nas corridas com os modelos disponíveis nas concessionárias para uma nova temporada de vendas“, disse Steve Guttridge, gerente de planejamento de corridas da Kawasaki Motors Europe.
“Assim que a homologação for confirmada, poderemos concentrar nossos esforços no desenvolvimento final e na aprovação de itens atualizados, como parte do programa de peças de corrida, além de informar e atualizar outras equipes Kawasaki que também competem em campeonatos alinhados com a homologação da FIM“, completou Guttridge.
A Kawasaki Ninja ZX-6R é a única das quatro supersports japonesas de quatro cilindros em linha que nunca saiu de produção nos últimos anos e se manteve atualizada constantemente. A última geração foi introduzida no ano passado com melhoramentos sutis em todas as áreas.
Atualizada para os índices de emissões de poluentes do Euro5+, a ZX-6R de rua está rendendo 123 cv a 13.000 rpm, um pouquinho menos do que os 130 cv a 13.500 rpm do modelo anterior. A expectativa é que a versão de corrida volte a soltar essa cavalaria amarrada.
Além disso, essa versão (que pode se chamar ZX-6RR), certamente terá componentes de suspensão e freios muito mais sofisticados, além de uma parte eletrônica voltada para a telemetria em pista. Os regulamentos do WorldSSP exigem que uma tiragem mínima seja colocada à venda.