Os organizadores do WorldSBK informaram nos últimos dias que o WorldSSP 300 será descontinuado após a temporada de 2025 para a chegada de uma nova categoria de entrada, mais próxima das classes média e rainha do campeonato.
Introduzido em 2018, o WorldSSP300 reuniu nas pistas os principais modelos esportivos de entrada das fabricantes, como Yamaha R3, Kawasaki Ninja 400 e até Honda CBR500R, com pequenas diferenças de pesos e especificações para manter a competição equilibrada.
Mas agora, os organizadores do campeonato querem suavizar a progressão na escada do WorldSBK, particularmente o passo entre a classe de entrada e a classe intermédia, World Supersport, para motocicletas entre 600cc e 900cc.
“O WorldSSP 300 cumpriu a sua missão de fornecer uma plataforma sustentável e acessível para talentos emergentes entrarem no Mundial”, disseram em um comunicado. “Ao diminuir a diferença de desempenho entre as classes de entrada e intermédia, o objetivo é criar uma transição mais fluida para os pilotos, promovendo o seu desenvolvimento e preparando-os para as exigências competitivas das categorias superiores.”
Os detalhes técnicos do novo regulamento ainda não foram finalizados, mas espera-se que a classe seja parecida com a MotoAmerica Twins Cup nos EUA ou o National Sportbike Championship que estreou no Campeonato Britânico este ano. Eles correm com motos Kawasaki Ninja 650, Aprilia RS 660, Triumph Daytona 660 e Yamaha R7.
“A nova classe apresentará máquinas que refletem um segmento de mercado em crescimento, motos ágeis com motores de capacidade média mais potentes”, disseram. Ou seja, uma descrição precisa das nova esportivas carenadas de dois e três cilindros que surgiram nos últimos anos.
Desde que estreou, o WorldSSP 300 tem se destacado pela competição extrema entre as corridas, compostas em sua maioria por um grupo grande de motos em disputa, com pilotos talentosos incapazes de se separar, tal é o impacto do turbilhão.
É um estilo de corrida perigoso e não é a toa que o WorldSSP300 viu duas mortes nas suas sete temporadas, Dean Berta Viñales em 2021 e Victor Steeman em 2022. Os campeões foram Marc García, Ana Carrasco, Manuel González, Adrián Huertas, Álvaro Díaz e Jeffrey Buis.