Toprak Razgatlioglu venceu hoje (23) a Corrida 1 do GP da Catalunha do WorldSBK em Barcelona. O turco ultrapassou Nicolo Bulega na última volta para vencer pela primeira vez pela BMW Motorrad.
Razgatlioglu (BMW) já havia assegurado mais cedo a pole position, que também foi a sua primeira pela marca alemã, com um tempo que quebrou o recorde estabelecido no ano passado por Bautista (Ducati). Bulega (Ducati) e Andrea Iannone (GoEleven Ducati) a completarem a primeira fila.
Nas primeiras quatro voltas, Razgatlioglu e Sam Lowes (MarcVDS Ducati) brigaram pela liderança até que o piloto britânico foi parar no cascalho. Bulega, então, aumentou seu ritmo e assumiu a liderança com tempos de volta bastante rápidos.
Como se esperava, o desgaste dos pneus começou a falar mais alto na segunda metade da corrida, o que fez o ritmo dos pilotos despencar. Razgatlioglu, que chegou a estar 4s5 atrás de Bulega, começou a se reaproximar e tomou a liderança do italiano na última volta, vencendo-o por apenas 0s8!
Esta é a primeira vitória de Razgatlioglu pela BMW Motorrad, fabricante que passou a defender esse ano depois de ser campeão em 2021 pela Yamaha. Também é a primeira vitória da marca alemã no seco desde Chaz Davies em Nürburgring em 2013.
Alvaro Bautista, que teve uma classificação complicada, onde foi apenas 11ª (e depois seria punido e largaria em 14ª) aproveitou a sua experiência para conservar os pneus. Como resultado, o espanhol avançou para uma sensacional terceira posição na linha de chegada!
Andrea Iannone brilhou novamente, mas não conseguiu conter Bautista e finalizou a corrida em quarto, com a primeira Yamaha sendo a de Andrea Locatelli em quinto. Enquanto isso, Jonathan Rea aparentemente desistiu da corrida na primeira volta devido a um problema técnico.
GP da Catalunha – Corrida 1 (dez primeiros)
- Toprak Razgatlioglu (TR) BMW Motorrad
- Nicolò Bulega (I) Ducati +0,868 seg
- Alvaro Bautista (E) Ducati +5,338
- Andrea Iannone (I) Ducati +8,543
- Andrea Locatelli (I) Yamaha +9,818
- Alex Lowes (GB) Kawasaki +11,190
- Danilo Petrucci (I) Ducati +12,020
- Dominique Aegerter (CH) Yamaha +12,329
- Michael vd Mark (NL) BMW +16,677
- Axel Bassani (I) Kawasaki +17,144