Michael van der Mark venceu hoje (7) a primeira corrida do GP da França de WorldSBK no circuito de Magny-Cours. Debaixo de muita chuva, o holandês foi o sobrevivente em uma prova marcada por muitos acidentes.
Devido ao forte acidente sofrido por Toprak Razgatlioglu (BMW) que o impediu de correr, e às condições molhadas na hora da classificação, o grid de largada ficou incomum. Pela primeira vez desde 2018, Alex Lowes (Kawasaki) ficou com a pole position seguido de Nicolo Bulega (Ducati).
Mas quando a corrida começou, às 14h00, a chuva havia parado e a pista visivelmente secando. Alguns pilotos chegaram a arriscar sair com pneu slicks, outros um pneu traseiro intermediário. Ficou claro que a escolha dos pneus seria um fator importante na corrida.
Mas logo após a largada, a chuva voltou e aqueles que haviam apostado nos slicks logo viram que haviam se dado mal. Bulega caiu na segunda volta e teve que abandonar a corrida. Um por um, todos os pilotos foram aos boxes para colocar pneus de chuva.
Muitas outras quedas aconteceram na sequência: os pilotos da Yamaha Andrea Locatelli, Jonathan Rea, Remy Gardner e Bradley Ray escorregaram, tal como Alex Lowes, que lutava pela vitória, e o seu companheiro de equipe Axel Bassani.
Tito Rabat e Sam Lowes (Ducati) foram os próximos a ir ao chão, assim como os pilotos da Honda, Tarran Mackenzie e Ivo Lopes, e os da Bonovo BMW, Garrett Gerloff e Scott Redding. Apenas doze pilotos conseguiram chegaram ao final da corrida de 21 voltas.
Van der Mark foi um dos poucos a não cometer erros e levou sua M1000RR ao final em primeiro. O mesmo pode ser dito de Alvaro Bautista (Ducati), que chegou em segundo lugar, o único dos ponteiros a marcar pontos. Danilo Petrucci (Barni Ducati) cruzou em terceiro.
Apesar da queda, Redding, cruzou a linha de chegada em quarto lugar. Andrea Iannone (GoEleven Ducati), que havia ido mal nos treinos foi o quinto. Para a Honda, a chuva trouxe bonanza para Iker Lecuona e Xavi Vierge, que finalizaram em sexto e sétimo.
Locatelli foi outro a conseguir se recuperar de sua queda para cruzar a linha em oitavo lugar, a melhor Yamaha classificada. Apenas o substituto de Dominique Aegerter, Alessandro Delbianco, trouxe outra YZF-R1 até o final da corrida. Amanhã tem a Superpole Race e a Corrida 2.
GP da França de WorldSBK – Corrida 1
- Michael van der Mark (BMW), 21 voltas em 40min27s006
- Alvaro Bautista (Ducati) +8,288 seg
- Danilo Petrucci (Ducati) +24.285
- Scott Redding (BMW) +34.037
- Andrea Iannone (Ducati) +42.108
- Iker Lecuona (Honda) +50.799
- Xavi Vierge (Honda) +52.361
- Andrea Locatelli (Yamaha) +52.369
- Michael Ruben Rinaldi (Ducati) +1 minuto
- Alessandro Delbianco (Yamaha) +1 minuto
- Axel Bassani (Kawasaki) +1 minuto
- Garrett Gerloff (BMW) +1 minuto