Toprak Razgatlioglu, venceu a Corrida 1 do WorldSBK em Donington Park de forma dominante, à frente do líder do campeonato, Nicolò Bulega. A corrida, no entanto, foi marcada por inúmeros acidentes.
O tempo estava perfeito, com sol e sem nuvens na hora da largada, que começou dramática com um acidente no meio do pelotão na Curva 1, que tirou três pilotos da Ducati da corrida: Sam Lowes, Yari Montella e Álvaro Bautista.
Alex Lowes (Bimota) tomou a ponta na largada e Razgatlioglu (BMW), o autor da pole position, foi ao seu encalço. Mas o piloto britânico caiu na quarta volta, deixando a liderança para o campeão mundial turco. Após uma largada cautelosa, Bulega (Ducati) herdou o segundo lugar.
Razgatlioglu controlou Bulega até o final e conquistou uma vitória nada espetacular com 6,5 segundos de vantagem sobre o piloto da Ducati, apesar de ter desacelerado nas duas últimas voltas. Danilo Petrucci (Barni Ducati) conquistou o terceiro lugar no meio da corrida.
Por outro lado, a disputa pelo quarto lugar entre Andrea Locatelli (Yamaha), Scott Redding (Bonovo Ducati), Jonathan Rea e Dominique Aegerter (ambos da Yamaha) foi emocionante e turbulenta. No terço final da corrida, Locatelli abriu vantagem.
Após um erro de frenagem de Redding, Rea o ultrapassou e garantiu o quinto lugar. Aegerter ficou em sétimo. Garrett Gerloff finalizou em oitavo com a única Kawasaki, apenas dois segundos atrás. Remy Gardner e Andrea Iannone fecharam os dez primeiros.
A Honda esteve completamente fora de combate nessa corrida. Xavi Vierge cruzou a linha de chegada em décimo primeiro lugar, a mais de 22 segundos do líder enquanto todos os outros pilotos da marca japonesa foram eliminados.
Outras quedas foram sofridas por Axel Bassani (Bimota), Tito Rabat (Honda) e Tommy Bridewell (Honda). Iker Lecuona (Honda) e Ivo Lopes (Honda) abandonaram com problemas mecânicos. Com dez vitórias, Razgatlioglu é recordista em Donington Park.
GP da Inglaterra de WorldSBK – Corrida 1
1.Toprak Razgatlioglu (TUR), BMW
2.Nicolo Bulega (ITA) Ducati +6,535s
3.Danilo Petrucci (ITA) Ducati +11.775
4.Andrea Locatelli (ITA) Yamaha +14.446
5.Jonathan Rea (GBR) Yamaha +16.160
6.Scott Redding (GBR) Ducati +16.733
7.Dominique Aegerter (SUI) Yamaha +17.089
8.Garret Gerloff (EUA) Kawasaki +17.205
9.Remy Gardner (AUS) Yamaha +19.911
10.Andrea Iannone (ITA) Ducati +21.942
11.Xavi Vierge (ESP) Honda +22.508
12.Ryan Vickers (GBR) Ducati +23.166
13.Michael vd Mark (HOL) BMW +34.146
14.Michael Rinaldi (ITA) Yamaha +37.916
15.Bahattin Sofuoglu (TUR) Yamaha +41.203
16.Axel Bassani (ITA) Bimota +1 minuto
Não completaram
-Ivo Lopes (POR), Honda
-Iker Lecuona (ESP), Honda
-Iker Lecuona (ESP), Honda
-Thomas Bridewell (GBR), Honda
-Tito Rabat (ESP), Honda
-Alex Lowes (GBR), Bimota
-Álvaro Bautista (ESP), Ducati
-Sam Lowes (GBR), Ducati