Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • WorldSBK

WorldSBK terá nova categoria a partir de 2026: World Sportbike

Lucas Carioli 15 de maio de 2025

Os organizadores do Mundial de Superbike (WorldSBK) anunciaram hoje (15) a criação de uma nova categoria a partir da temporada 2026: trata-se da World Sportbike, que substitui o WorldSSP 300 e traz motos de entrada maiores.

Modelos como a Aprilia RS660 poderão correr no World Sportbike.

A nova classe assumirá o papel de categoria de entrada no universo WorldSBK, que se constitui de níveis assim como a MotoGP. Ela se concentrará em motos esportivas de nível médio, com dois a três cilindros, cilindrada em torno de 650cc e potência máxima de 90 cv.



Isso a colocará acima do atual WorldSSP 300 e abaixo do World Supersport. Em campeonatos nacionais, como o Campeonato Britânico e o Alemão já existem categorias que servem de modelo para o novo formato dessa classe de nível mundial.

O objetivo é baratear os custos de uma temporada com motos mais acessíveis, ao mesmo tempo que eleva o nível de perícia dos pilotos, já que estes são veículos mais pesados e potentes. É esperado um amplo grupo de fabricantes já na primeira temporada.

A Triumph provavelmente colocará a sua Daytona 660, assim como a Aprilia e a RS 660, a Yamaha com a YZF-R7, a CFMOTO com a 675SS e a Kove com a 450RR. São motos com grande presença nas concessionárias do mundo todo e devem atrair atenção nas corridas de 2026.

Isso significa o fim para o WorldSSP 300, categoria introduzida em 2017 e que faz a sua temporada final. O seu objetivo na época era utilizar os modelos esportivos de entrada, como Yamaha R3 e Kawasaki Ninja 300, Mas as opções de motos são poucas e a potência baixa demais: em torno de 50 cv.

Ainda assim, a classe produziu alguns talentos promissores, como Manuel Gonzalez, atual líder do Campeonato Mundial de Moto2, e Adrian Huertas, que também está na Moto2 depois de garantir o título do WorldSSP 300 no ano passado.

Continue Reading

Previous: Kevin Schwantz elogia WorldSBK e diz que a MotoGP ficou “um pouco chata”
Next: Razgatlioglu lidera sexta-feira com acidentes fortes na República Checa

Leia também

BMW escolhe Petrucci para o lugar de Razgatlioglu
  • WorldSBK

BMW escolhe Petrucci para o lugar de Razgatlioglu

8 de agosto de 2025
Quem vai substituir Toprak na BMW?
  • WorldSBK

Quem vai substituir Toprak na BMW?

30 de julho de 2025
Toprak vence sprint e Corrida 2 na Hungria. Desastre para Bulega
  • WorldSBK

Toprak vence sprint e Corrida 2 na Hungria. Desastre para Bulega

27 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.