Com a mudança de planos de Augusto Fernandez, que vai substituir Miguel Oliveira no GP dos EUA de MotoGP, a equipe Yamaha do WorldSBK precisou procurar novamente um piloto para substituir a sua estrela, o lesionado Jonathan Rea.
Rea sofreu um forte acidente nos últimos dias da pré-temporada do WorldSBK, quando já treinavam em Phillip Island na Austrália para a primeira etapa do ano. O hexacampeão fraturou o tornozelo e só deve voltar às pistas em maio.
Augusto Fernandez já estava escalado para substituí-lo e chegou a experimentar a moto nos testes coletivos de Portimão. Mas, com Miguel Oliveira novamente lesionado após o choque com Fermin Aldeguer na Sprint Race do GP da Argentina, a Yamaha decidiu que ele era a escolha certa.
Para o lugar de Rea, a Yamaha escalou Jason O’Halloran, piloto australiano de 37 anos que passou a maior parte de sua longa carreira no Campeonato Britânico de Superbike (BSB) e se juntou à Yamaha Austria Racing Team (YART) no Mundial de Endurance em 2025.
“Este fim de semana certamente será uma grande curva de aprendizado: a primeira vez na Yamaha R1 no World Superbike e também a primeira vez de volta à pista em muito tempo”, disse O’Halloran, que admite abertamente não estar devidamente preparado.
“Obviamente, a maioria dos caras do campeonato tem testado lá recentemente e teremos que alcançá-los. Mas o mais importante para nós neste fim de semana é nos divertir, entender a moto e ganhar o máximo de conhecimento e experiência possível para ajudar no futuro programa de testes da Yamaha.”
A próxima etapa do WorldSBK acontece nesse fim de semana em Portimão, Portugal. Na semana passada, os pilotos realizaram lá mais uma sessão de testes coletivos. As esperanças da Yamaha se concentrarão em Andrea Locatelli, companheiro de equipe de Rea.