O substituto de Danilo Petrucci, Nicholas Spinelli venceu hoje (20) a primeira corrida do GP da Holanda de WorldSBK, no circuito de Assen. O italiano arriscou sair com pneus intermediários e cruzou a linha de chegada na frente.
O tempo está instável na região da Catedral de Assen, com chuvas intermitentes que mantém a pista úmida. Esse foi o cenário ontem (19) e hoje pela manhã na hora da classificação, liderada por Jonathan Rea (Yamaha), Nicolò Bulega (Ducati) e Toprak Razgatlioglu (BMW).
Após o treino, no final da corrida de WorldSSP300, choveu novamente e a pista ficou completamente molhada. No entanto, quando a corrida principal começou, às 14h, só chovia em alguns lugares e o sol reaparecia. Metade da pista estava molhada e a outra metade seca.
Spinelli (Barni Ducati) foi o único piloto que arriscou sair com pneus intermediários na dianteira e na traseira na pista parcialmente molhada. O piloto de 22 anos não teve dificuldades em assumir a liderança ainda na primeira volta e chegou a abrir 5,6 segundos de vantagem.
Mas então a maré mudou e os pilotos com pneus slicks ficaram mais rápidos. Na 15ª volta, Spinelli ameaçou ser pego e ultrapassado, mas a corrida foi interrompida após Andrea Locatelli (Yamaha) sofrer uma falha no motor. Como foram percorridos 2/3 da distância total, não houve relargada.
Spinelli foi declarado o vencedor, com seus perseguidores, Toprak Razgatlioglu (BMW) e Alvaro Bautista (Ducati) completando o pódio. Remy Gardner (Yamaha), Alex Lowes (Kawasaki), Jonathan Rea (Yamaha) e Michael van der Mark (BMW) vieram na sequência, separados por meio segundo.
Nascido em Atri, na Itália, em 11 de junho de 2001, Spinelli está substituindo o acidentado Danilo Petrucci, que se lesionou praticando motocross na semana passada. É o mesmo que compete no Mundial de MotoE contra Eric Granado.
Grande Prêmio da Holanda de WorldSBK – Corrida 1 (10 primeiros)
- Nicholas Spinelli (ITA) Ducati
- Toprak Razgatlioglu (TUR) BMW + 3,205 seg
- Alvaro Bautista (ESP) Ducati + 3,392
- Remy Gardner (AUS) Yamaha + 5,989
- Alex Lowes (GB) Kawasaki + 6,256
- Jonathan Rea (GB) Yamaha + 6,361
- Michael vd Mark (HOL) BMW + 6,474
- Scott Redding (GB) BMW + 12,289
- Axel Bassani (ITA) Kawasaki + 12,013
- Xavi Vierge (ESP) Honda + 17,794