A Kawasaki apresentou ontem (8) a sua equipe para a temporada 2024 do WorldSBK. Pela primeira vez sem Jonathan Rea, que foi para a Yamaha, o clima é de recomeço, tanto que até a pintura mudou bastante.
A Ninja ZX-10RR deixou de lado a combinação verde com preto dos últimos anos e tem uma presença muito maior do branco. Esta é a Kawasaki mais clara desde os anos 1990. O patrocinador principal é a empresa britânica de design de interiores, Cheshire Mouldings.
O motor de quatro cilindros em linha recebeu limite de rotações maior em 2024 e a inércia foi minimizada com ajustes de componentes internos. Alex Lowes foi promovido a primeiro piloto e terá ao seu lado o italiano Axel Bassani, que passou os últimos anos na equipe Motocorsa Racing.
“Entro em 2024 com muito otimismo“, disse Lowes. “Em alguns aspectos, a moto, o conjunto e a equipe são iguais, mas tenho um pessoal diferente para trabalhar. Temos algumas pequenas atualizações e temos trabalhado muito no inverno, especialmente nas nossas áreas fracas, tornando a moto mais fácil de gerir ao longo da distância de corrida. Estou muito feliz com o trabalho que fizemos. Se é suficiente desafiar na frente todas as semanas, teremos que esperar para ver.“
“Estou muito feliz por finalmente mostrar ao mundo a nova pintura da KRT para a temporada de 2024. Acho que é um design muito bom e gosto dela“, disse Bassani. “Espero que as pessoas gostem do visual da moto e de todas as novas roupas da equipe. O verde da Kawasaki é sempre especial. Acho que podemos ter uma temporada muito boa juntos. Estou ansioso para ir para a Austrália em breve.”
“Uma nova era começará para nós em 2024, na qual regras equilibradas serão aplicadas pela primeira vez desde 2015 e não serão dirigidas contra a Kawasaki”, disse o gerente da equipe Guim Roda. “Esperamos que possamos aproveitar esta oportunidade e vencer corridas. As corridas desta temporada terão que ser julgadas não só pela colocação, mas também pela distância entre o vencedor e os demais, por ser muito próxima.“
Nos testes coletivos realizados em Jerez e Portimão, a Kawasaki ficou bem atrás das líderes, Ducati, BMW e Yamaha. Lowes e Bassani ocuparam apenas posições intermediárias, apesar de elogiar a moto. A primeira corrida do ano acontece na Austrália entre 23 e 25 de fevereiro.