O Mundial de Superbike está de férias de verão, antes de retornar para as últimas etapas do ano. Alguns pilotos, entretanto, aproveitam a pausa para negociar o futuro. É o caso de Jonathan Rea que, segundo a imprensa europeia, está muito próximo de ser anunciado na Yamaha para 2024.
Rea corre pela Kawasaki desde 2015 vencendo seis títulos consecutivos no caminho e nada menos do 17 vitórias em uma única temporada no seu auge, em 2019. Mas, aparentemente, o momento do divórcio desse feliz casamento se aproxima.
Depois de ter sido campeão pela última vez em 2020, os resultados de Rea minguaram. 13 vitórias e o vice-campeonato em 2021; 6 vitórias e o terceiro lugar no campeonato de 2022; e apenas uma vitória até o momento em 2023, temporada amplamente dominada por Alvaro Bautista (Ducati).
Sinais de que o contrato com a Yamaha já está assinado surgiram essa semana, em uma sessão de testes coletivos no circuito de Aragão. Enquanto seu companheiro, Alex Lowes, já renovado, testava peças de 2024, Rea limitava-se a trabalhar na sua moto atual.
De acordo com o Motorsport.com, o anúncio de Rea na Yamaha pode acontecer no Grande Prêmio da França, na próxima semana, em Magny Cours. Seu substituto na Kawasaki segue um mistério. Alguns apontam que será Fabio di Giannantonio, piloto da Gresini na MotoGP.
Antes de fechar com Rea, a Yamaha ofereceu a vaga à Franco Morbidelli, que recusou na esperança de conseguir um lugar em uma equipe satélite da Ducati em 2024, como a própria Gresini. Como se vê, o destino dos pilotos se cruzam, mesmo em categorias diferentes.
Rea chega para substituir Toprak Razgatlioglu, que está de saída da Yamaha ao final do ano. Em 2024, a estrela turca terá a difícil missão de levar a equipe oficial BMW Motorrad ao caminho das vitórias, algo que ainda não conseguiu desde a sua estreia em 2019.