Jonathan Rea assegurou hoje (20) a pole position para o Grande Prêmio da Holanda de WorldSBK, em Assen. Na pista molhada, o britânico deixou Nicolo Bulega e Toprak Razgatlioglu para trás e conquistou a sua primeira pole pela Yamaha.
O tempo se mostrou instável nos treinos livres de ontem (19) e voltou a chover bem a tempo para o início da Superpole, sessão de qualificação tradicional em que todos os pilotos têm 15 minutos para marcar o melhor tempo possível. Logo ficou claro que os pneus slicks não seriam usados.
Nessas condições, todos os pilotos foram imediatamente para a pista antes que a chuva apertasse ainda mais. Rea (Yamaha) começou na liderança, com 1min44s841. Na segunda volta, o norte-irlandês melhorou para 1min44s236 e estava 0s1 à frente de Remy Gardner (Yamaha).
Mas, ao contrário do que se esperava, a pista começou a melhorar. Rea continuou a liderar Nicolo Bulega (Ducati) e Toprak Razgatlioglu (BMW) com 1min43s44. Logo ficou evidente que a ordem de largada seria decidida apenas no último minuto. Nenhum piloto trocou de pneus.
Bulega foi o primeiro a destronar Rea com uma volta abaixo de 1min43s. Mas Rea estava definitivamente inspirado e, a quatro minutos do final, estabeleceu o tempo definitivo: 1min42s650, sua primeira pole position com a Yamaha. Bulega e Razgatlioglu completaram a primeira fila.
Os irmãos gêmeos, Sam Lowes (Ducati) e Alex Lowes (Kawasaki) foram bem e vão largar na primeira corrida na quarta e na quinta posições, com o campeão da Moto2 de 2021, Remy Gardner (Yamaha) ao lado deles na segunda fila.
Depois de liderar o segundo treino livre (FP2) ontem (19), Alvaro Bautista não conseguiu acompanhar os rivais na pista molhada e assegurou apenas a sétima posição. O bicampeão estará ao lado do ex-companheiro, Michael Ruben Rinaldi (8ª) e de Andrea Iannone (9ª).
O melhor piloto da Honda foi Xavi Vierge, na 12ª posição do grid. Mas seu companheiro de equipe, Iker Lecuona, caiu no FP3 pela manhã e foi declarado inapto para correr devido a dores no joelho direito. A largada para a primeira corrida do fim de semana é daqui a pouco.
GP da Holanda de WorldSBK – Grid de Largada (10 primeiros)
- Jonathan Rea (GB) Yamaha 1:42,650 min
- Nicolò Bulega (ITA) Ducati + 0,094 seg
- Toprak Razgatlioglu (TUR) BMW + 0,353
- Sam Lowes (GB) Ducati + 0,540
- Alex Lowes (GB) Kawasaki + 0,792
- Remy Gardner (AUS) Yamaha + 0,983
- Alvaro Bautista (ESP) Ducati + 1,080
- Michael Rinaldi (ITA) Ducati + 1,094
- Andrea Iannone (ITA) Ducati + 1,119
- Andrea Locatelli (ITA) Yamaha + 1,300