Conforme já se esperava, Jonathan Rea e a Yamaha confirmaram hoje (4) que juntarão forças a partir da temporada 2024 do WorldSBK. O hexacampeão firmou um contrato de duas temporadas.
Rea chega para substituir Toprak Razgatlioglu, que vai para a BMW Motorrad em 2024. O britânico passou nove temporadas na Kawasaki e conquistou todos os seus títulos com eles, mas agora iniciará um novo desafio vestido de azul a partir do próximo ano.
“Quero agradecer a todos na Kawasaki por acreditarem em mim e me darem a oportunidade de provar meu valor”, disse Rea. “Aprendi e cresci muito como pessoa. Ganhar seis campeonatos consecutivos será sempre o destaque mas também serão as lindas lembranças, lições de vida e risadas que levarei comigo.”
“Estamos muito felizes em receber Jonathan na família Yamaha e estamos muito motivados para colaborar com ele no futuro“, disse Eric de Seynes, Presidente e CEO da Yamaha Motor Europe. “Assim como ele, fomos campeões mundiais nos últimos anos e queremos voltar ao topo da tabela mais uma vez.“
A Yamaha será a terceira fabricante na carreira de Rea. O britânico começou a sua trajetória internacional com a Honda em 2008 onde chegou a correr na MotoGP em 2012 substituindo um lesionado Casey Stoner. Ingressou na Kawasaki em 2015 onde já contabiliza 104 vitórias e 256 pódios.
Rea terá como companheiro de equipe Andrea Locatelli, que já corre pela Yamaha há dois anos e tem contrato pelo mesmo período. O italiano que veio do Mundial de Moto3 está atualmente em luta acirrada pelo terceiro lugar na classificação do campeonato.