Toprak Razgatlioglu (Yamaha) venceu hoje (10) a Superpole Race do GP da França de WorldSBK no circuito de Magny-Cours. A corrida foi marcada pelo acidente entre os companheiros de Ducati, Alvaro Bautista e Michael Ruben Rinaldi.
A Superpole Race é assim chamada porque o resultado é incluído no grid de largada da segunda corrida. Os 9 primeiros colocados recebem até 12 pontos no Campeonato Mundial e ficam com as nove primeiras posições iniciais, sendo as demais posições correspondentes à Superpole de sábado.
As temperaturas, às 11h00 locais, já eram muito quentes, com 27 graus ambiente e 36 graus no asfalto. O pole Garrett Gerloff também teve uma boa largada, mas foi eliminado após um contato com o colega de BMW, Scott Redding, na primeira volta. O inglês recebeu uma penalidade de volta longa por isso.
Razgatlioglu (Yamaha), Rinaldi (Ducati) Bautista (Ducati) e Jonathan Rea (Kawasaki) assumiram a lidernça, com os dois primeiros alternando-se várias vezes entre si. Na terceira volta, Rea teve de se afastar e lidar com o seu companheiro de equipe, que abandonou pouco depois.
A cena decisiva da corrida aconteceu na volta 5, quando Bautista freou tarde demais na curva fechada e bateu na roda traseira de Rinaldi , fazendo-o cair. Na confusão, Razgatlioglu abriu mais de dois segundos e conquistou a vitória de forma tranquila.
Bautista conseguiu ficar de pé, fez a volta mais rápida da corrida e cruzou a linha de chegada em segundo lugar, apenas um segundo atrás do piloto da Yamaha. Rea ficou em terceiro, sob pressão de Andrea Locatelli (Yamaha) na fase final.
Danilo Petrucci (Ducati) não chegou muito atrás, a 3,s3 do líder, em quinto com Dominique Aegerter (Yamaha) melhorou significativamente no grid de largada para a segunda corrida, cruzando a linha de chegada na sexta colocação, Xavi Vierge foi a melhor Honda na nona posição.
GP da França de WorldSBK – Superpole Race (10 primeiros)
- Toprak Razgatlioglu, Yamaha
- Alvaro Bautista, Ducati
- Jonathan Rea, Kawasaki
- Andrea Locatelli, Yamaha
- Danilo Petrucci, Ducati
- Dominique Aegerter, Yamaha
- Loriz Baz, BMW
- Axel Bassani, Ducati
- Xavi Vierge, Honda
- Philipp Öttl, Ducati