O GP da República Checa de WorldSBK, realizado no último final de semana no circuito de Most, trouxe alegrias para os três maiores nomes do campeonato, com vitórias para Toprak Razgatlioglu, Jonathan Rea e Alvaro Bautista.
A última parada do WorldSBK antes de umas merecidas férias (já que a MotoGP volta na próxima semana) foi no circuito de Most, no noroeste da República Checa, quase fronteira com a Alemanha. Uma pista de 4.212 km considerada moderna, mas pouco interessante comparada com Brno.
Após ganhar 250 rpm extras, a Yamaha começou bem a batalha com Toprak Razgatlioglu liderando os treinos livres. O turco manteve o ritmo na hora da classificação, onde assegurou a pole position com um novo recorde de volta. Danilo Petrucci (Barni Racing) ficou em segundo, 0s460 atrás.
Por outro lado, Jonathan Rea (Kawasaki), que também recebeu liberação para utilizar mais rpm em sua Ninja, começou mal o fim de semana, assegurando apenas a sexta posição no grid após ter uma série de voltas canceladas devido à bandeiras amarelas. Alvaro Bautista (Ducati), ficou logo atrás, em sétimo.
Corrida 1
O tempo não estava firme em Most e a primeira corrida do fim de semana, realizada na tarde de sábado, começou com pista molhada, razão pela qual muitos pilotos largaram com pneus para chuva. Jonathan Rea, no entanto, resolveu arriscar, partindo com compostos intermediários.
A chuva parou, a pista secou, e o britânico não precisou parar nos boxes para trocar de moto como os outros. Assim, o hexacampeão encerrou uma sequência de 252 dias e 23 corridas sem vitórias. Razgatlioglu ficou em segundo e Petrucci, que também foi de intermediários, em terceiro.
Bautista estava entre aqueles que precisou parar nos boxes para trocar seus pneus de chuva muito desgastados. O atual campeão perdeu 18 segundos no processo, o que o deixou em uma longínqua 12ª posição, atrás de Remy Gardner (GYTR Yamaha).
Superpole Race
Mas no WorldSBK, sempre há o dia seguinte para corrigir os erros e foi isso o que aconteceu na Superpole Race, realizada no domingo pela manhã. Nas dez voltas da corrida, Razgatlioglu e Rea se enfrentaram pela vitória em uma pista seca, com o turco ficando na frente.
Mas quem deu show mesmo foi Alvaro Bautista. Largando apenas de sétimo, o espanhol ainda recuou para décimo quarto na largada e precisou fazer uma corrida de recuperação. O piloto da Ducati veio passando um a um até cruzar a linha de chegada em terceiro, apenas 2s9 atrás de Razgatlioglu.
Corrida 2
Bautista estava mais inspirado no domingo e na largada da segunda e principal corrida, à tarde, o espanhol se viu na liderança após a largada. Razgatlioglu e Rea brigaram pelo segundo lugar por algum tempo até que o turco se estabeleceu na frente e foi atrás do líder.
Razgatlioglu assumiu a liderança na volta 7, mas Bautista sempre ficou por perto tentando um revide. Ainda assim, o turco tinha a corrida sob controle quando, na volta 17, aconteceu algo incomum: o pneu traseiro de sua Yamaha estourou atirando o campeão de 2021 para o chão.
Isso deixou o caminho de Bautista livre para vencer a sua 18ª corrida em 2023. Mas a batalha pelo segundo lugar foi acirrada. Petrucci ultrapassou Rea na última volta, com os dois separados por apenas 73 milésimos. Axel Bassani (Motocorsa Racing) cruzou logo atrás em quarto.