Com a vaga de Maverick Viñales provavelmente ocupada por Franco Morbidelli, abre-se pelo menos uma vaga na Petronas SRT e o veloz turco Toprak Razgatlioglu é o favorito. Mas seu empresário disse que isso está fora de questão pelas próximas duas temporadas.
De acordo com os alemães do Speedweek, a Yamaha acordou a saída de Viñales e a sua substituição por Morbidelli ao mesmo tempo, de modo que a Petronas precisa de um novo piloto (ou talvez dois, se Valentino Rossi também sair) para 2022. O nome mais badalado é o de Razgatlioglu, que compete pela marca no Mundial de Superbike e vem fazendo bonito, subindo ao pódio sete vezes em nove corridas disputadas na temporada.
Razgatlioglu, inclusive foi o primeiro piloto a ser convidado para substituir Morbidelli, que se lesionou dias antes do GP da Holanda. O turco, no entanto, declinou o convite, que foi aceito pelo seu companheiro de equipe, o norte-americano Garrett Gerloff, outro candidato à vaga na Petronas. E o empresário de Razgatlioglu, o tetracampeão do Mundial de Supersport, Kenan Sofuoglu disse que o piloto vai se concentrar no WorldSBK pelos próximos dois anos.
“Estamos falando com algumas equipes de MotoGP que estão interessadas”, disse Sofuoglu numa entrevista ao Speedweek. “Disse-lhes que não estávamos muito interessados em ir para a MotoGP agora. Nosso objetivo é permanecer nas Superbikes“, assegurou o ex-piloto.
“Quase todas as marcas fizeram uma oferta à Toprak para a próxima temporada, falo com todos, não apenas com a Yamaha“, revelou Sofuoglu. “Provavelmente tomarei a decisão esta semana. O que já posso dizer: não vamos para a MotoGP, Toprak vai competir no Mundial de Superbike nos próximos dois anos“, antecipou. Outro piloto bem cotado é Raul Fernandez, que está na Moto2.
A empolgação com Razgatlioglu aumentou depois que ele venceu a última corrida, no circuito de Misano e ficou apenas 20 pontos atrás do líder do campeonato, o lendário Jonathan Rea (Kawasaki) se posicionando como seu mais forte adversário em 2021. Os pilotos voltam à pista nesse fim de semana, com o Grande Prêmio da Inglaterra, no circuito de Donington Park.