Toprak Razgatlioglu foi o mais rápido no primeiro dia de testes de Phillip Island, já em preparação para o GP da Austrália do WorldSBK, no próximo fim de semana. A estrela turca reafirma que está no páreo, mas o impressionante estreante Nicolo Bulega ficou apenas 74 milésimos atrás.
Uma nova camada de asfalto no circuito de Phillip Island permitiu tempos de volta fantásticos graças à sua maior aderência e maior planicidade. Na primeira sessão de quatro horas da manhã de terça-feira, Bulega (Ducati) ficou 0s340 abaixo do recorde da pole estabelecido por Tom Sykes (1min29s230), em 2020, com pneus de corrida.
Andrea Iannone (Ducati), Toprak Razgatlioglu (BMW) e Andrea Locatelli (Yamaha) também bateram o recorde oficial. A volta mais rápida de 1min30s075 de Jonathan Rea (Kawasaki) na Sprint Race de 2019, não é mais uma referência. Os especialistas acham que veremos tempos de 1min27s na Superpole no sábado com pneus traseiros de qualificação.
Na segunda sessão, Iker Lecuona teve de ficar de fora após a queda matinal. O piloto de fábrica da Honda, que vinha reclamando muito do desempenho de sua CBR1000RR-R e estava apenas na 24ª posição, machucou a articulação do ombro esquerdo. Sua participação nas corridas do fim de semana ainda é incerta.
A Pirelli pediu a todas as equipes que fizessem corridas simulatórias à tarde para ter uma ideia melhor da vida útil dos pneus. Alguns pilotos temem que o pneu traseiro não consiga percorrer a distância da corrida sem uma enorme perda de desempenho e a palavra “Pit-Stop” vem sendo mencionada. Por isso, até 90 minutos antes do final do dia apenas quatro pilotos melhoraram os tempos da manhã.
Nos últimos 45 minutos, no entanto, a briga por tempos começou e, em certo momento, os sete primeiros chegaram a estar separados por apenas 0s111. Locatelli chegou ao topo com o tempo de Superbike mais rápido já alcançado nesta pista, 1min28s835. Isso acordou a competição: Bulega contra-atacou com 1min28s669 e 1min28s585 na volta seguinte.
Em sua última volta rápida, Razgatlioglu catapultou para a liderança com 1min28s511 e fez a BMW comemorar. O turco bateu o recorde da pole por incríveis 0s719. Além disso, os pilotos só tinham pneus duros SC0 e SC1 disponíveis, ou seja, sem os SCX macios e sem os de qualificação, o que torna os tempos ainda mais impressionantes.
Bulega ficou em segundo, Locatelli em terceiro e Iannone em quarto. Alex Lowes recolocou a Kawasaki no páreo em quinto e pouco se viu do campeão mundial Álvaro Bautista (Ducati) o dia todo. Apesar de uma queda na curva 6, seus oponentes estão convencidos de que ele está escondendo o jogo e finalizou o dia apenas em sétimo, atrás do ex-colega, Michael Ruben Rinaldi.
O estreante na Yamaha, Jonathan Rea, teve uma queda violenta pela manhã e sofreu contusões no joelho. O hexacampeão, entretanto, completou seu programa de testes até o fim, mas terminou o dia em um discreto 15ª lugar.
Testes de Phillip Island – Dia 1
- Toprak Razgatlioglu, BMW, 1min28s511
- Nicolo Bulega, Ducati + 0,074 sec
- Andrea Locatelli, Yamaha + 0,324
- Andrea Iannone, Ducati + 0,490
- Alex Lowes, Kawasaki + 0,700
- Michael Rinaldi, Ducati + 0,702
- Alvaro Bautista, Ducati + 0,767
- Scott Redding, BMW + 0,859
- Remy Gardner, Yamaha + 0,888
- Axel Bassani, Kawasaki + 0,895
- Sam Lowes, Ducati + 0,921
- Danilo Petrucci, Ducati + 0,957
- Dominique Aegerter, Yamaha + 1,137
- Michael vd Mark, BMW + 1,205
- Jonathan Rea, Yamaha + 1,455
- Xavi Vierge, Honda + 1,466
- Philipp Öttl, Yamaha + 1,475
- Garrett Gerloff, BMW + 1,870
- Iker Lecuona, Honda + 1,957
- Bradley Ray, Yamaha + 2,048
- Tito Rabat, Kawasaki + 2,518
- Tarran Mackenzi, Honda + 3,069
- Adam Norrodin, Honda + 3,577