O final de semana viu a sexta etapa do WorldSBK em Donington Park, na Inglaterra. Toprak Razgatlioglu foi o único a se intrometer na festa de Alvaro Bautista e da Ducati, enquanto Danilo Petrucci conquistou o seu primeiro pódio no campeonato.
Como sempre acontece na Inglaterra, o clima participa do espetáculo. E com a pista ainda úmida de uma recente chuva, foi Jonathan Rea (Kawasaki) quem brilhou primeiro, arrecadando a sua primeira pole position no ano. Bautista (Ducati) ficou em segundo e Petrucci (Barni Ducati) em terceiro, deixando Razgatlioglu (Yamaha) para trás.
Mas na primeira corrida, realizada ainda no sábado (1), foi Bautista quem se sobressaiu. O espanhol conquistou sua 15ª vitória em 2023 e 11ª consecutiva, mas não foi fácil. Ele precisou travar um verdadeiro duelo com Razgatlioglu e Rea, com o trio trocando de posição várias vezes entre as voltas 6 e 9. Depois, o piloto da Ducati acelerou forte e cruzou a linha de chegada com 3 segundos de vantagem.
Na Superpole Race, já no domingo pela manhã (2), corrida curta que define o grid de largada para a segunda corrida longa à tarde, a história foi diferente. Correndo em uma pista que adora, Razgatlioglu ultrapassou Bautista e Rea para vencer pela segunda vez no ano encerrando, também, a sequência de vitórias do espanhol da Ducati.
A segunda corrida longa, à tarde, teve bandeira vermelha na primeira volta após um acidente envolvendo Tom Sykes (ROKiT BMW), Michael Ruben Rinaldi (Ducati) e Loris Baz (Bonovo BMW). A corrida foi reiniciada com uma volta a menos. Os três escaparam sem consequências graves, mas não voltaram para a segunda largada.
Quando as luzes se apagaram para a nova largada, Bautista assumiu a liderança, com Rea e Razgatlioglu disputando o segundo lugar. O turco conseguiu deixar o britânico para trás e foi à caça do espanhol líder, com os dois trocando constantemente de posições entre as voltas 13 e 14. Aos poucos, no entanto, o ritmo mais constante da Ducati Panigale V4R foi prevalecendo.
Bautista conseguiu resistir à pressão e cruzou a linha de chegada com 2 segundos de vantagem para Razgatlioglu. O bom ritmo da Ducati fez com que Petrucci ultrapassasse Andrea Locatelli (Yamaha), Alex Lowes (Kawasaki) e Rea restando quatro voltas para o final. Foi o seu primeiro pódio no WorldSBK e o primeiro pódio da equipe Barni desde o GP da Argentina de 2018.
Apesar de todo o esforço dos rivais, Bautista continua marchando imparável para o bicampeonato. O espanhol agora tem 357 pontos, contra 264 de Razgatlioglu. Graças a uma impressionante regularidade, Locatelli, segundo piloto da Yamaha, agora é o terceiro com 175, deixando Rea apenas em quarto com 163. Lembrando que o hexacampeão ainda não venceu nenhuma corrida em 2023.