Toprak Razgatlioglu anunciou hoje (22) que não vai permanecer na Yamaha na próxima temporada. O turco também praticamente está descartando uma ida à MotoGP em 2024. Seu futuro pode estar na BMW Motorrad.
Razgatlioglu, que foi campeão com a Yamaha no WorldSBK em 2021, testou duas vezes a YZR-M1, a última delas no mês passado em Jerez. Mas o que parecia ser apenas uma formalidade para selar a sua ida à MotoGP acabou sendo o contrário. Ambas as partes viram que eram muito diferentes.
“Embora houvesse uma oportunidade na MotoGP, não senti a mesma ligação com a máquina de MotoGP como senti com a Superbike,” comentou Razgatlioglu. “Sinto que preciso de um novo desafio para a próxima temporada. Se eu quiser permanecer no WordSBK, preciso de um novo objetivo”.
Aparentemente, a Yamaha fez uma oferta concreta para Razgatlioglu ingressar na MotoGP, mas o gerente do piloto, o tetracampeão do WorldSSP, Kenan Sofuoglu não concordou. A pá de cal aconteceu na última etapa, o GP da Catalunha do WorldSBK, na Espanha.
“Recusei a oferta da Yamaha“, disse Sofuoglu ao Speedweek. “Eles não nos ofereceram o que eu imaginei. Eu havia dito à Yamaha que gostaria de um compromisso na Catalunha, então não falarei com nenhum outro fabricante até então. Agora eu também falo com os outros. Tenho uma oferta da BMW e também estou conversando com a Kawasaki e fabricantes da MotoGP. Toprak tem a BMW em alta conta.“
A Yamaha também já se pronunciou: “Lamentamos que Toprak esteja deixando a Yamaha no final desta temporada“, disse Andrea Dosoli, gerente de corridas da marca. “Sentimos que fizemos uma oferta que refletia de forma justa o valor de Toprak como piloto e embaixador da Yamaha. No entanto, à medida que as negociações avançavam, ficou claro que Toprak que assumir um novo desafio em 2024”.
No momento, Razgatlioglu parece estar mais próximo da BMW Motorrad. A marca, que assumiu uma participação de fábrica no WorldSBK a partir de 2019, vem tendo resultados decepcionantes, como nenhum pódio, mesmo tendo contado com pilotos tarimbados, como Tom Sykes, Michael van der Mark e Scott Redding. A chegada do turco seria a última cartada dos alemães.